32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Sobe para 22 o número de casos de varíola dos macacos no Brasil

2022-06-30 01:38:57

Sobe para 22 o número de casos de varíola dos macacos no Brasil

A secretaria estadual de saúde de Minas Gerais confirmou, nesta quarta-feira (29), o primeiro caso de varíola dos macacos no estado. O paciente tem histórico de viagem recente para a Europa. Há ainda três casos suspeitos em investigação no estado.

Com isso, o total de infecções confirmadas no país vai a 22, segundo levantamento da CNN.

Mais cedo, o Rio de Janeiro confirmou o quinto caso no estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio, o estado já registrou 26 casos suspeitos da doença, e cinco deles foram confirmados. Três pacientes residem na capital carioca.

Dezessete casos foram descartados e quatro seguem em investigação. “Os casos confirmados e suspeitos são monitorados diariamente pela SES e pelas equipes de Vigilância em Saúde dos municípios”, informou a SES, em nota.

“Importante ressaltar que, embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais”, concluiu a Secretaria.

O Brasil já confirmou 21 casos da varíola dos macacos: 14 em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul, e cinco no Rio de Janeiro.

Na última sexta-feira (24), o Ministério da Saúde havia alertado que dois casos no Rio de Janeiro e três em São Paulo são considerados autóctones, ou seja, as infecções aconteceram por transmissão local. Os pacientes não tinham histórico de viagem para o exterior.

O Brasil ainda tem 28 casos que estão sendo investigados: Ceará (4), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (1), Acre (3), Rio Grande do Sul (6), Distrito Federal (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (3), Rio Grande do Norte (1), Goiás (1) e Paraná (3).

Casos de varíola dos macacos ultrapassam 3.400 em todo o mundo, diz OMS

Mais de 3.400 casos confirmados de varíola dos macacos e uma morte pela doença foram relatados à Organização Mundial da Saúde (OMS) até a última quarta-feira (22), sendo a maior parte deles na Europa.

Segundo a OMS em atualização nesta segunda-feira (27), desde 17 de junho, 1.310 novos diagnósticos foram relatados à agência, com oito novos países na lista dos afetados.

A monkeypox ainda não é uma emergência de saúde global, conforme decisão da OMS na semana passada, embora o diretor-geral do órgão, Tedros Adhanom Ghebreyesus, tenha dito estar profundamente preocupado com o surto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete