29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dez perguntas para tirar as dúvidas (e o medo) sobre a colonoscopia

2022-05-24 20:01:13

Dez perguntas para tirar as dúvidas (e o medo) sobre a colonoscopia

A médica Clarisse Casali, especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia — Foto: Divulgação

A colonoscopia talvez seja o exame que provoca mais ansiedade entre as pessoas. Os motivos? Desconhecimento, preconceito, medo – de passar mal durante o preparo (que realmente não é agradável) ou sentir dor (o que não acontece). São fatores que levam muita gente a postergar o procedimento ou até a evitá-lo, quando ele deveria estar na agenda dos cuidados com a saúde para quem passou dos 45 anos. Trata-se de uma avaliação do intestino grosso que tem como objetivo diagnosticar infecções, pólipos e tumores. 

Com o paciente sedado, é introduzido pelo ânus um colonoscópio, tubo flexível com apenas um centímetro de diâmetro com uma minicâmera na ponta. O aparelho é guiado até a parte inicial do intestino grosso, o ceco, onde fica a ligação com o intestino delgado, ou até o íleo terminal, parte final do intestino delgado. 

As imagens registradas pela câmera são reproduzidas num monitor e gravadas. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, conversei com a médica coloproctologista Clarisse Casali, especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

Quando as pessoas devem fazer uma colonoscopia?

A colonoscopia é indicada a partir dos 45 anos para prevenção do câncer de intestino. Essa é uma orientação que existe desde 2018 e foi reforçada em 2021 através de um protocolo norte-americano. O início do rastreamento mudou em função do aumento expressivo do número de novos casos em pessoas jovens. Além da prevenção, ela nos permite, em algumas situações, tratar o câncer de intestino em fase inicial.

Se houver casos de câncer de intestino na família, é importante antecipar a colonoscopia?

Sim! Quando há caso de câncer de intestino na família, a recomendação é antecipar para os 40 anos ou 10 anos antes da idade em que foi feito o diagnóstico da primeira pessoa a adoecer. Para esclarecer: caso um parente de primeiro grau tenha sido diagnosticado com câncer aos 45 anos, a indicação é se submeter ao exame aos 35 anos.

Por que é preciso fazer um preparo especial antes da realização do exame?

Para avaliar a parede do intestino não podemos ter resíduos de fezes ou alimentos, então é preciso que a evacuação esteja líquida e clara.

No que consiste o preparo?

Em medicamentos laxativos que estimulam a evacuação. É muito importante que o paciente passe por uma consulta antes, para que possamos entender como seu intestino funciona. Assim conseguimos que o preparo seja planejado conforme as características e condições de saúde de cada um, de forma que seja o mais individualizado, confortável e seguro possível.

Como prevenir que o paciente passe mal, uma vez que vai ingerir laxativos?

Com orientação e cuidados com a alimentação e a ingestão de líquidos, para evitarmos a desidratação. Também utilizamos medicamentos para evitar enjoos.

O procedimento é feito com anestesia? É possível sentir dor durante ou depois?

O paciente será sedado e não sentirá nenhuma dor, nem durante, nem após o exame. Para sua segurança e conforto, é fundamental que a sedação seja realizada por um médico anestesista. Algumas pessoas têm um pouco de gases logo após, mas melhoram rapidamente.

Os pólipos são achados relativamente frequentes na colonoscopia. O que são e qual o risco de evoluírem para um câncer colorretal?

Pólipos são crescimentos anormais da parede do intestino que causam protuberâncias e podem, dependendo do tipo de célula, estar associados ao câncer de intestino.

A pessoa precisa ficar internada? Deve levar um acompanhante?

O preparo pode ser feito em casa ou no hospital, dependendo da idade e das condições de saúde da pessoa. O paciente precisa ficar um tempo no hospital para se recuperar da sedação e alimentar-se, sendo liberado em média uma a duas horas após. Por conta da sedação é importante, por segurança, estar acompanhado no momento da alta.

Há alguma restrição alimentar depois do exame?

Pedimos para evitar alimentos gordurosos e que possam causar excesso de gases.

Com que regularidade é necessário submeter-se a uma colonoscopia se não tiver sido encontrada nenhuma anormalidade?

Recomendo a cada 5 anos. No caso da presença de pólipos, esse tempo pode variar de acordo com o tamanho e o tipo.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete