17/01/2022 10:35

Com mais de 80 casos ativos e duas pessoas internadas Amambai faz alerta para necessidade da prevenção à Covid-19

Maioria dos casos são de pessoas que estavam em viagens de final de ano, destaca Secretaria de Saúde.

Is allowance instantly strangers applauded
Neste início ano o setor destinado ao atendimento de pacientes com suspeita de contágio por Covid-19 do Hospital Regional em Amambai tem permanecido lotado. Atualmente mais de 80 amambaienses estão em isolamento após testarem positivo para o novo coronaví

Vilson Nascimento

Apesar de ainda não haver registros de casos de maiores graves e contar com apenas duas pessoas internadas, uma em unidade de saúde local e outra fora do município por conta da doença, Amambai passa por um período de apreensão devido o aumento repentino de casos de Covid-19.

Segundo o Boletim Epidemiológico elaborado nesta sexta (14) e divulgado na manhã deste sábado, 15 de janeiro, pela Secretaria Municipal de Saúde, 82 pessoas estavam em isolamento domiciliar com o vírus ativo no organismo e outras 18 também estavam em isolamento aguardando resultado de testes laboratoriais.

Segundo a secretária municipal de saúde, em Amambai, Dirlene Zanetti, a maior parte dos novos casos registrados neste início do ano no município são de pessoas que viajaram para passar as festividades de final e ano na casa de parentes e amigos e em viagens para praias, onde acabaram se contaminado com a Covid-19, trazendo e transmitindo a doença para membros da família ou pessoas do convívio cotidiano.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, apenar de ainda não haver alto índice de internações de pacientes que desenvolveram casos mais grave da doença, fator atribuído ao efeito da vacinação, o grande número de pessoas com sintomas que sugerem um possível contágio por Covid-19, bem como a atenção e monitoramento de pessoas contaminadas pelo vírus, já vem sobrecarregando os profissionais que atuam na Vigilância Epidemiológica e no setor de saúde.

Medidas preventivas

Diante do surto de síndromes respiratórias com sintomas que sugerem possível contágio por Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde, em Amambai, alerta a população para a necessidade de as pessoas voltarem a adotar medidas mais rígidas, contribuindo assim para evitar uma proliferação ainda maior da Covid-19, que por conta de variantes, caso não seja contido, poderá a voltar a apresentar casos graves e até mortes no município.

Segundo Dirlene Zanetti as medidas mais comuns que a população poderá adotar é voltar a fazer uso frequente de álcool 70%, uso constante de máscaras, mesmo em locais abertos, principalmente quando estiver perto de outras pessoas e procurar manter o distanciamento social, evitando aglomerações.

“Vale ressaltar que o uso de máscara de proteção não foi abolido em Amambai. O município segue a regulação da Secretaria de Estado da Saúde, que flexibilizou o uso em locais abertos, mas em locais fechados como estabelecimentos comerciais, por exemplo, o uso de máscara de proteção, bem como álcool 70% e o distanciamento permanecem em vigor e devem ser respeitados”, disse a secretária de saúde ao orientar que, principalmente agora, com o surgimento de novos casos da doença, as pessoas devem fazer o uso constante de máscara de proteção, até mesmo em locais considerados abertos, como forma de se prevenir em relação ao contágio e contribuir para a não proliferação do vírus.

Vacinação 

Dirlene Zanetti também destaca a importância da vacinação para se proteger, evitando, em caso de contágio, desenvolver um quadro mais grave da doença, que possa levar a internação hospitalar ou até um possível óbito.

“Sabemos que em grande parte das pessoas a vacina não vai impedir que elas sejam contaminadas pelo coronavírus, mas irá impedir que desenvolvam quadro mais grave da doença que leve a pessoa a precisar de internação ou até mesmo ser submetido a tratamento em UTI”, destacou a secretária de saúde ao ressaltar que em Amambai a vacina contra a Covid-19 está a disposição da população nas unidades básicas de saúde.

Do início da pandemia até agora Amambai registrou mais de 3.772 casos positivos do novo coronavírus. Cerca de 3.602 pessoas já se curaram e pelo menos 86 amambaienses perderam a vida por causa da Covid-19.

 

 

Fonte: A Gazetanews