20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

SES confirma primeiro caso da variante Ômicron em MS

2022-01-14 15:45:56

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou nesta sexta-feira (14), que detectou o primeiro caso da variante Ômicron, em Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma mulher de 24 anos, moradora do município de Ivinhema.

A jovem não viajou para fora do Estado, apresentou sintomas no dia 03/01/20122, sendo estes leves como: tosse, coriza e fraqueza. Não precisou de internação. Ao sentir os sintomas, procurou a rede privada, fez o teste de RT-PCR em laboratório de Ivinhema o qual, enviou a amostra para sequenciamento genômico pela rede privada em Belo Horizonte (MG), sendo o resultado confirmado nesta sexta-feira (14).

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explica que já havia suspeita que a variante Ômicron estivesse presente no Estado. “O aumento de casos que temos registrado desde o início do ano em Mato Grosso do Sul pode estar associado a variante Ômicron. Por isso, nós pedimos que quem ainda não se vacinou, vacine-se! Conclua o seu esquema vacinal”.

O Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (14), registra 854 casos positivos e três óbitos novos. Mas nesta quinta-feira (13), a SES registrou o maior número de casos positivos novos, com 2.482 notificações no Estado em 2022.

Orientações

Diante da confirmação do primeiro caso da Ômicron no Estado, a Secretaria de Estado de Saúde, orienta a população a usar a máscara da forma correta, cobrindo todo o nariz e a boca. Higienizar as mãos sempre que possível com álcool ou com água e sabão e evitar aglomerações mantendo o distanciamento físico.

Rodson Lima, SES

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete