23.4 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Crianças serão vacinadas por grupos e com autorização dos pais

2022-01-14 06:15:35

O Ministério da Saúde informou que será necessária a autorização dos pais para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 ou a presença de um deles no momento da vacinação. No caso de um dos responsáveis no ato da imunização, haverá dispensa do termo por escrito.

A campanha para esse público deverá começar no início da semana, de acordo com o calendário de cada município, pelo grupo prioritário, como crianças com comorbidades e deficiências permanentes. "A orientação é que os pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização", afirma a Pasta em nota.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também estabeleceu diretrizes para a vacinação de crianças e prevê que não deve ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas do calendário infantil, por precaução. A Anvisa recomenda um intervalo de 15 dias para a aplicação de outro imunizante

Após a chegada nesta quinta-feira (13) do primeiro lote com 1,2 milhão de doses pediátricas da Pfizer, a distribuição estava prevista para ser realizada a partir da madrugada desta sexta-feira (14), de acordo com o número de crianças de cada unidade da federação.

O imunizante para crianças será aplicado em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). O esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. A vacina pediátrica tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos.

Além disso, a tampa do frasco virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

O único imunizante aprovado pela Anvisa para aplicação nesse público é o da farmacêutica Pfizer. A vacina da CoronaVac ainda aguarda aprovação da agência.

Calendário

No estado de São Paulo, a expectativa é imunizar mais de 4 milhões do público infantil. Na capital paulista, o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos está previsto para a segunda-feira (17), priorizando as crianças com comorbidades, deficiência física e as indígenas.

Segundo informou a prefeitura, os pais terão de apresentar atestado médico, receita ou exames que comprovem a condição das crianças com comorbidades e deficiência.

No Rio de Janeiro, de acordo com o calendário divulgado pelo prefeito Eduardo Paes nesta quinta-feira (6), calendário começa na segunda-feira (17), com as meninas de 11 anos, e segue com três dias para cada idade até o dia 9 de fevereiro.

No Distrito Federal, a campanha de vacinação de crianças deve começar no domingo (16). A primeira etapa vai priorizar crianças com comorbidades e com 11 anos de idade, com postos abertos entre 8h e 17h.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete