12/01/2022 18:34

Anvisa confirma novo caso do fungo Candida auris no país

Caso ocorreu em um hospital da rede pública de Recife, em Pernambuco; força-tarefa nacional foi acionada e várias ações de vigilância e controle foram intensificadas

Is allowance instantly strangers applauded

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nesta quarta-feira (12), que foi confirmado o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil.

De acordo com a Anvisa, o caso ocorreu em um hospital da rede pública de Recife, em Pernambuco. A confirmação do caso foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz (Lacen/BA), referência na área. Outro caso suspeito está em investigação laboratorial.

Leia mais

A Anvisa considera a incidência como surto por abranger o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia do país – mesmo sendo apenas um caso confirmado.

Ações de prevenção

Desde a identificação do caso suspeito, o hospital estabeleceu medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto.

Segundo a Anvisa, a Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecção de Pernambuco foi notificada a respeito do caso suspeito, realizou visita técnica ao hospital e presta orientações, monitorando o surto e apoiando as ações de prevenção e controle de infecção.

A força-tarefa nacional foi acionada e várias ações de vigilância, monitoramento, prevenção e controle foram intensificadas.

A investigação epidemiológica será conduzida pelos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e pelo EpiSUS (Epidemiologia Aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS).

A Anvisa solicitou, ainda, que os laboratórios de microbiologia intensifiquem a vigilância laboratorial para a identificação do fungo. Os casos suspeitos ou confirmados de Candida auris devem ser informados à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do serviço de saúde e as amostras devem ser enviadas a um dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

 

Fonte: CNN BRASIL