26/10/2021 17:01

SES lança Projeto Integra SUS MS com objetivo de fortalecer a gestão do SUS no Estado

Is allowance instantly strangers applauded

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou nesta terça-feira (26) o Projeto Integra SUS MS, com o objetivo de fortalecer a SES e as Secretarias Municipais de Saúde em sua capacidade para a gestão das Redes de Atenção à Saúde, no âmbito das regiões e macrorregiões de saúde, desenvolvendo ações de cooperação técnica e educação permanente com os municípios para a elaboração e efetivação do planejamento regional integrado e organização das Redes de Atenção à Saúde.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, este é o momento que o Estado e os municípios têm para reestruturar as todas as regiões de Mato Grosso do Sul. “É o momento de discutir com os municípios da microrregião, macrorregião, a integração de toda a rede de assistência à saúde do Estado”.

Segundo a coordenadora de Planejamento e de Informação em Saúde (CPIS) da SES, Vanessa Rosa Prado, através do Integra SUS MS, o Estado dará suporte para os 79 municípios na elaboração dos mapas estratégicos e dos planos municipais de saúde. “Faremos um caderno para divulgação em território nacional deste mapa, além dos 79 planos municipais de Saúde referente ao período 2022-2025 – em conformidade com Legislação 141/2012 e mais o Sistema DigiSUS. Há ainda, criação do documento de planejamento regional integrado das quatro macrorregiões de Saúde de Estado de Mato Grosso do Sul”.

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS) Rogério Leite, secretário municipal da pasta em Corumbá, destaca a importância do projeto para o Estado. “O Integra SUS MS fortalece e solidifica às ações de nosso Estado. O COSEMS tem feito a diferença e atua na construção de várias ações da saúde pública junto com outros atores que promovem a regionalização e a descentralização da saúde. Isto só fortalece o nosso Estado”.

Para os meses de outubro, novembro e dezembro estão programadas oficinas na modalidade web e presencial para a elaboração dos Mapas Estratégicos e dos Planos Municipais de Saúde.

Integra SUS MS

O Projeto Integra SUS MS busca o aprimoramento das ações de gestão, planejamento e regionalização da saúde, visando à organização e à governança da Rede de Atenção à Saúde – RAS, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

 

Fonte: Rodson Lima, SES Foto: Divulgação