21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Conecte SUS agora alerta que certificado de vacinação não é emitido para quem tomou mix de vacinas

2021-10-15 18:01:11

O Conecte SUS, aplicativo oficial do Ministério da Saúde, passou a exibir um alerta para oficializar que os brasileiros que tomaram mix de vacinas não podem emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. — Foto: Reprodução

O Conecte SUS, aplicativo oficial do Ministério da Saúde, passou a exibir um alerta para oficializar que os brasileiros que tomaram mix de vacinas não podem emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

O problema na emissão do certificado foi apontado por usuários no começo do mês. O relato de problemas ocorre principalmente com quem tomou a primeira dose da AstraZeneca e, por falta do mesmo imunizante disponível, acabou tomando uma dose da Pfizer, como previsto pelo governo nestes casos.

À época, o G1 entrou em contato com o ministério, que informou que a demanda estava em avaliação pela área técnica e que aguardava as informações para se posicionar. A pasta não enviou esclarecimentos. Nesta sexta-feira (15), o G1 voltou a procurar o Ministério para saber quais as perspectivas para a solução do problema.

Entenda o certificado e sua importância para viagens

O "Certificado Nacional de Vacinação Covid-19" é específico para a atual campanha de vacinação contra a pandemia do novo coronavírus. O documento pode ser exibido diretamente do aplicativo e tem uma opção para a exibição do QR Code e comprovação da validade por meio de um código.

O documento consolida as informações sobre as aplicações e comprova que o cidadão tomou as duas doses ou a dose única da Janssen. Ele pode ser emitido também em inglês ou espanhol.

"Certificado

Certificado de vacinação pode ser emitido em três idiomas. Basta clicar na bandeira com as iniciais do país no topo da página do site ou do aplicativo. — Foto: Reprodução

De acordo com o Ministério da Saúde, o "Certificado Nacional de Vacinação Covid-19" pode ser usado em viagens internacionais.

"O cidadão pode apresentar o certificado nacional sempre que necessitar, a exemplo de viagens internacionais, onde alguns países que reconhecem o documento para a entrada de brasileiros em seu território, visto que ainda não tem uma definição de um certificado internacional", informou o ministério ainda em agosto.

LEIA TAMBÉM

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete