22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Não toque no celular enquanto cozinha: Saiba o porquê

2021-10-11 11:04:32

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), da Argentina, informou que utilizar o celular enquanto cozinha pode se tornar uma prática perigosa. É comum o uso do aparelho na manipulação de alimentos, que serve até para informar os ingredientes da receita, mas isso pode causar problemas de saúde, indicou o órgão. 

“As telas sensíveis ao toque podem conter germes que entram em seus dedos e, de lá, você pode carregá-los para a comida ou utensílios. Esses germes podem conter Escherichia coli ou salmonela ”, destacou a organização. Além disso, ela comentou que se não se pode rejeitar o uso desses aparelhos durante o cozimento, recomenda lavar as mãos depois de tocá-las e antes de mexer nos alimentos. 

Dentre as principais doenças está a síndrome hemolítico-urêmica. “É uma doença gravíssima causada por uma bactéria chamada Escherichia coli que se encontra no intestino de vacas e outros animais de fazenda”, disseram do Ministério da Saúde. O ministério enfatizou que geralmente começa com diarreia com sangue, dor abdominal e vômitos. A pessoa também pode ter pele pálida, problemas de consciência, diminuição da produção de urina, convulsões e outros sintomas. 

A Salmonela também é uma das doenças de origem alimentar (ETA) mais frequentes. Dente os seus sintomas estão diarreia, vômitos, febre moderada, dor abdominal, mal estar geral, cansaço, perda de apetite e calafrios. A Salmonela é uma condição médica causada pela Salmonella, um gênero de diferentes tipos de bactérias que contaminam alimentos diversos, como ovos e carnes mal-cozidas e são capazes de causar problemas de saúde diversos nos seres humanos. 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete