15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Caarapó vacina contra Covid-19 faixa etária de 18 anos acima nesta sexta-feira

2021-07-29 15:18:17

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó promove a vacinação contra a Covid-19, nesta sexta-feira (30), de pessoas que integram a faixa etária de 18 anos acima tanto da cidade e distritos quanto da zona rural. A vacinação da população da zona rural estará concentrada no contêiner instalado ao lado do CRAS (antiga Vaca Mecânica), enquanto os moradores da sede do município e de Cristalina e Nova América serão imunizados nas unidades de saúde da cidade e dos distritos. A imunização começa às 8h.

A assessoria do prefeito André Nezzi informou que serão disponibilizadas 713 doses da vacina, que serão aplicadas por ordem de chegada. O público estimado para a faixa etária contemplada nessa etapa é de 1.200 pessoas, o que significa afirmar que um número razoável de caarapoenses deverão aguardar novo chamado, assim que houver disponibilização de mais imunizantes pelo governo do Estado.

Informações do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó, com dados relativos à pandemia de Covid-19, indicam que até a última terça-feira (27) já haviam sido aplicadas 26.390 doses da vacina anti-covid nos caarapoenses. Com a primeira dose foram imunizadas 18.781 pessoas (acima de 62% da população), enquanto 7.609 (acima de 26%) receberam a segunda dose. O total de pessoas imunizadas com as duas doses ou dose única (vacina que não precisa de aplicação de segunda dose) soma 10.180 – aproximadamente 34% da população.

Boletim divulgado na quarta-feira (28) mostra que, desde o início da pandemia, 4.069 caarapoenses foram contaminados pelo Sars-Cov-2, com recuperação de 4.012 infectados. O pico da doença ocorreu na semana de 30 de maio a 5 de junho, com a existência de 349 casos ativos à época e dez óbitos. Com o avanço da vacinação, os números foram caindo gradativamente, até o registro de apenas um caso de isolamento por Covid-19, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito André Nezzi afirma que, além da vacinação, medidas não farmacológicas de prevenção e combate ao coronavírus em nível municipal também colaboraram para o recuo da pandemia em Caarapó. “Não temos dúvidas que esses números positivos são reflexo das medidas que tomamos há cerca de 45 dias, como também, principalmente, por conta do avanço da vacinação em nosso município”, declarou o dirigente, acrescentando que “temos que comemorar esses números, mas não podemos nos descuidar. Precisamos seguir vacinando o máximo de pessoas possível, no mais curto espaço, e de tempo, e seguir usando máscaras, álcool em gel e evitando aglomerações desnecessárias”.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete