21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Pandemia recua e Caarapó tem apenas 1 caso notificado de Covid-19

2021-07-29 11:13:17

O município de Caarapó está colhendo os bons frutos da vacinação contra o coronavírus. No embalo da ciência, as autoridades locais creditam esse recuo à vacina e comemoram o arrefecimento da pandemia no município, que na quarta-feira (28) registrava apenas um caso de Covid-19, sem nenhuma pessoa internada: a vacina faz a grande diferença.

Boletim divulgado pelo Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica (28/07) mostra que, desde o início da pandemia, 4.069 caarapoenses foram contaminados pelo Sars-Cov-2, com recuperação de 4.012 infectados. O pico da doença ocorreu na semana de 30 de maio a 5 de junho, com a existência de 349 casos ativos à época e dez óbitos. Com o avanço da vacinação, os números foram caindo gradativamente, até o registro de apenas um caso de isolamento por Covid-19, conforme indicado no boletim da Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito André Nezzi afirma que, além da vacinação, medidas não farmacológicas de prevenção e combate ao coronavírus em nível municipal também colaboraram para o recuo da pandemia em Caarapó. “Não temos dúvidas que esses números positivos são reflexo das medidas que tomamos há cerca de 45 dias, como também, principalmente, por conta do avanço da vacinação em nosso município”, declarou o dirigente, acrescentando que “temos que comemorar esses números, mas não podemos nos descuidar. Precisamos seguir vacinando o máximo de pessoas possível, no mais curto espaço, e de tempo, e seguir usando máscaras, álcool em gel e evitando aglomerações desnecessárias”.

A importância da vacina

A Universidade Federal Fluminense (UFF) faz uma reflexão interessante sobre a importância da vacina contra o novo coronavírus. De acordo com a instituição, a vacinação é conhecida como uma das ações em saúde de maior eficiência, tendo grande impacto na redução da mortalidade e aumento no número de anos vividos. “Podemos confiar nas vacinas liberadas para uso sim, pois elas passam por um rigoroso processo de desenvolvimento, incluindo o controle de qualidade em todas as fases de produção e avaliação, tanto da segurança da sua aplicação em seres humanos, quanto do seu potencial em estimular o nosso sistema imunológico para a defesa contra micro-organismos invasores”, diz o texto da UFF.

A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas. Graças às vacinas foi possível erradicar a varíola do mundo e controlar doenças como a poliomielite, as sequelas da rubéola em recém-nascidos e surtos de febre amarela, por exemplo. Segundo a OMS, hoje, existem vacinas contra cerca de 20 doenças, as quais salvam a vida de até 3 milhões de pessoas por ano. “Não podemos fechar os olhos para o avanço da ciência na prevenção de doenças infecciosas a partir do desenvolvimento de vacinas com tecnologias cada vez mais avançadas. Acredito que a importância das vacinas para a sociedade ficou ainda mais evidente com a pandemia da Covid-19”, acrescenta a instituição.

Ainda de acordo com a instituição de ensino superior, são necessárias elevadas coberturas vacinais para bloquear a cadeia de transmissão do vírus e é importante que cada um faça a sua parte. É importante lembrar sempre que a vacinação é uma ação de saúde coletiva. “Além de estarmos nos protegendo individualmente, estamos protegendo também por tabela aqueles que estão ao nosso redor e que, por algum motivo, tenham uma contraindicação às vacinas em uso”, conclui a IES.

A UFF traz outras informações importantes sobre o assunto, que podem ser acessadas em https://www.uff.br/?q=importancia-da-vacina-no-combate-ao-novo-coronavirus.

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete