29.4 C
Amambai
segunda-feira, 18 de março de 2024

Com novo sistema, Saúde promete mais agilidade na entrega de resultados de exames em MS

2021-04-19 18:32:09

A Secretaria de Estado de Saúde anunciou nesta segunda-feira (19), mais uma inovação tecnológica no enfrentamento à Covid-19, em Mato Grosso do Sul. A partir de agora, o cidadão passa a contar com o Serviço de Consulta de Resultados de Exames de Covid-19. Quem fizer o exame RT-PCR em qualquer unidade de saúde do Estado poderá acessar o resultado de casa e pela internet.

Para isso, a pessoa precisa ter em mãos: o número da requisição do Gal entregue pela unidade de saúde ou o número do agendamento feito pelo Disk Coronavírus e mais o CPF – para que possa fazer a consulta do resultado – pelo computador ou celular, após 72 horas que o exame chegar ao Lacen.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a medida representa mais agilidade no processo. “Nós queremos evitar congestionamentos nas unidades de saúde. Evitar riscos desnecessários tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde”.

A medida vem justamente, em um momento oportuno, em que o Estado começa a dar sinais de melhora, mas que não se pode baixar a guarda. “Mato Grosso do Sul está com uma leve estabilidade e com diminuição da taxa de contágio. A população tem sido parceira nisso”, comemora a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.

Nova ferramenta

""

O coordenador da CETEC/SES, Marcos Espíndola, explica que “o novo serviço se soma ao já existente, agregando agora, a possibilidade do próprio usuário que fez o teste RT-PCR (swab) consultar seu resultado diretamente pela internet no site da Secretaria Estadual de Saúde.

Para acessar, basta clicar no link do link: https://www.saude.ms.gov.br/exame-covid-19/  ou ir direto no site: www.saude.ms.gov.br no menu “informações Covid-‘9”, opção “resultados de exames”, após 72 horas que a testagem chegar ao Lacen.

Neste caso, o usuário deverá informar o CPF (da pessoa testada), mais o código do agendamento (quando este foi feito pelo número de telefone 0800 647 0911 – Disk Coronavírus) ou pelo número da requisição GAL (no caso de a coleta ter sido feita diretamente em uma Unidades de Saúde nos municípios).

Rodson Lima, SES

Foto: Arquivo

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete