15/04/2021 09:46

Vereadora Cida Farias e prefeito discutem tratamentos terapêuticos para servidores da saúde na pandemia

Is allowance instantly strangers applauded
A vereadora Cida Farias, juntamente com o prefeito Dr. Bandeira e o terapeuta Juliano Moraes. Fotos: Reprodução/Facebook

A vereadora Cida Farias (Democratas) se reuniu com o prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira (PSDB) e o terapeuta Juliano Moraes para tratar sobre a qualidade de vida dos servidores municipais que trabalham diretamente na luta contra a covid-19. A reunião foi realizada na sexta-feira, dia 9 de abril.

Com a pandemia tendo completado mais de um ano desde o primeiro caso no Brasil, os profissionais da saúde têm se dedicado diariamente para que a população possa prevenir o contágio pelo vírus, e também para que seja curada caso o contraia. Com isso, a ‘Síndrome do Esgotamento do Profissional Pandêmico’ tornou-se um problema para eles, que enfrentam mais horas de trabalho e, muitas vezes, ficam sob pressão.

Pautada nessa realidade, durante a reunião, a vereadora Cida Farias defendeu a inserção de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) como forma de terapia para melhorar a qualidade de vida dos profissionais da área de saúde, como agentes comunitários, médicos, enfermeiros, técnicos, dentre outros.

De acordo com a vereadora, “é importante sempre salientar que as práticas Integrativas são métodos não invasivos, não farmacológicos e com grande eficácia que caminham junto com a medicina, pois olhamos o ser humano com uma integralidade”, destaca.

A técnica demonstrada pelo terapeuta é conhecida como 'Quick Massage'.

O terapeuta Juliano Moraes demonstrou uma prática complementar conhecida como Quick Massage, que em português significa ‘massagem rápida’. O método procura aliviar o estresse e aumentar a produtividade, sendo bastante comum, inclusive, em empresas que buscam mitigar os efeitos negativos que o desgaste mental e o ritmo acelerado podem ocasionar nos funcionários.

Também durante a reunião, foi realizada uma live com a terapeuta Joseanne Roque, de Campo Grande (MS). Ela é Embaixadora da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix – Genebra, Suisse/France; Membro da Frente Parlamentar de Práticas Integrativas e Complementares do Congresso Nacional; Diretora do Núcleo de Implementações em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Mato Grosso do Sul – NIEPPPICS/MS; Presidente da Associação dos Terapeutas Florais de Mato Grosso do Sul – Asterflor/MS; e Terapeuta responsável pela implementação nos municípios de Angélica, Corguinho e Antônio João com práticas Integrativas no Estado.

Práticas Integrativas e Complementares

As Práticas Integrativas e Complementares são recursos terapêuticos e institucionalizadas no SUS (Sistema Único de Saúde), fazendo uso de conhecimentos tradicionais da medicina.

Fonte: Marlon Antunes e Raquel Fernandes/ Grupo A Gazeta