23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Deputado federal Schiavinato morre por complicações causadas pela Covid-19

2021-04-14 06:51:37

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) morreu vítima da Covid-19, na noite de terça-feira (13). Natural de Iguaraçu, no norte do Paraná, o político foi prefeito de Toledo, na região oeste, e também deputado estadual.

Schiavinato estava internado desde o dia 3 de março, em Brasília. A mulher dele, Marlene Schiavinato também morreu vítima da doença, no dia 12 de março. O deputado não chegou a ser informado da morte da mulher, segundo a assessoria.

De acordo com um boletim médico divulgado no dia 8 de abril, o deputado estava em estado grave e com complicações no pulmão. Schiavinato precisou passar um procedimento para desobstrução das vias biliares.

O corpo de José Carlos Schiavinato será levado de Brasília para Toledo. A equipe do deputado ainda não informou detalhes sobre o sepultamento.

Segundo a Câmara de Deputados, o político é o primeiro deputado federal em exercício a morrer vítima da doença. Apesar disso, o Brasil registra a morte de três senadores: Major Olímpio, Arolde de Oliveira e José Maranhão.

O político deixa dois filhos e seis netos.

Vida pública

Schiavinato era engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mudou-se para Toledo, em 1979, onde virou servidor público.

Em 2004, foi eleito prefeito de Toledo, ficando no cargo entre 2005 e 2012. Já em 2015, foi eleito deputado estadual, com 61.507 votos.

Nas eleições de 2018, Schiavinato foi eleito deputado federal do Paraná, com 75.540 votos.

Repercussão

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), lamentou a morte do deputado e se solidarizou com a família e amigos do político. Ratinho também lembrou da liderança política de Schiavinato.

O senador Alvaro Dias (Podemos), do Paraná, também lamentou a morte do deputado, em uma rede social.

Deputados federais também publicaram mensagens nas redes sociais se solidarizando com a família do político, como Coronel Tadeu (PSL), Aliel Machado (PSB), José Medeiros (Podemos), Daniel Freitas (PSL), Carla Zambelli (PSL) e Bia Kicis (PSL).

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete