19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Amambai começa nesta terça-feira vacinação contra covid-19

2021-01-18 19:18:27

Vilson Nascimento

Com a aprovação no domingo, 17 de janeiro, do uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford, Amambai inicia já nesta terça-feira, 19 de janeiro, a vacinação do público-alvo da primeira etapa de imunização contra covid-19.

O prefeito Dr. Edinaldo Bandeira (d) com o secretário de Estado da Saúde em MS, o também médico Geraldo Resende. Além de Amambai, imunização do público-alvo contra covid-19 poderá começar ainda essa semana em todos os municípios do Estado. (Foto: Vilson Nascimento)

A informação foi passada a reportagem do grupo A Gazeta no final da tarde dessa segunda-feira, 18 de janeiro, pelo prefeito do município, Dr. Edinaldo Bandeira (PSDB).

Segundo o prefeito as doses da vacina estavam previstas para chegar entre essa segunda (18) e o início da manhã dessa terça-feira e de imediato será destinada a imunização unidades de saúde.

De acordo com Dr. Bandeira no decorrer desta terça-feira será realizado, com transmissão ao vivo via redes sociais da prefeitura local, um ato oficial de lançamento da campanha de vacinação contra o novo coronavírus no município.

Durante o lançamento serão imunizadas com a CoronaVac pessoas que integram o grupo prioritário da primeira fase de vacinação, ou seja, uma pessoa idosa, um profissional de saúde que atua na linha de frente do combate à epidemia, um representante da comunidade indígena e o próprio prefeito, Dr. Bandeira. 

Faço questão de ser um dos primeiros a tomar a dose para mostrar à população que a vacina é segura e todas as pessoas que estão dentro dos grupos prioritários de imunização também devem tomar para se proteger desse vírus que já provocou tantos transtornos à sociedade e irreparáveis perdas de vidas humanas aqui em nosso município”, disse Dr. Bandeira, que como médico também se enquadra dentro do grupo prioritário da primeira etapa de vacinação contra o novo coronavírus.

Município não conseguiu comprar a vacina

Também durante o contato com nossa reportagem na tarde no domingo, dia 17 de janeiro, Dr. Bandeira informou que, com o objetivo de acelerar a imunização da população amambaiense, disponibilizou recursos e tentou comprar a vacina, mas o imunizante não foi disponibilizado para aquisição diretamente aos municípios, tendo em vista a requisição, por parte do Ministério da Saúde, das doses produzidas para a distribuição via Sistema Único de Saúde (SUS).

O público-alvo

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) desenvolvido pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a covid-19 foi dividido em 4 fases.

Amambai, tem como público-alvo trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena. 

Em um segundo momento, entram pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a imunização de pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras).

Já a quarta e última fase deve abranger professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

A vacina CoronaVac está sendo  produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac e a vacina de Oxford-AstraZeneca tem produção no Brasil pela Fiocruz.

Imunização no Cone Sul

Procurados pela reportagem do grupo A Gazeta, prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul, de Mato Grosso do Sul (Conisul), informaram que já preparam estratégias para iniciarem a vacinação contra covid-19 ainda no decorrer dessa semana.

André Nezzi, de Caarapó diz esperar começar a imunização também já nesta terça-feira (19) pelos profissionais de saúde, Alexandrino Garcia, de Aral Moreira espera iniciar a imunização também já neste meio de semana e também pelos profissionais de saúde.

O prefeito interino de Paranhos, Donizete Viaro, informou que nessa segunda-feira (18) subiria até a capital do Estado para buscar a vacina e tão logo possível daria início a vacinação.

O prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho informou que pretende iniciar a vacinação o mais tardar até a sexta-feira, dia 22, o prefeito de Eldorado, Agnaldo dos Santos, o “Léo”, informou que iniciará a campanha assim que a vacina estiver disponível, mesma informação passada pela assessoria de imprensa em relação ao município de Iguatemi.

Naviraí espera iniciar a imunização do público-alvo da primeira fase já nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura local e o prefeito de Sete Quedas, Chico Piroli, que também é o presidente do Conisul, informou que pretende começar a imunizar o público-alvo tão logo a vacina esteja disponível no município.

Cuidados devem permanecer, alerta o prefeito

Segundo o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, mesmo com a realização dessa primeira etapa de vacinação, a população, tanto de Amambai como da região e do Estado, deve se manter atenta a todas as medidas preventivas em relação ao risco de contágio pelo novo coronavírus.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete