27/10/2020 05:58

Médicos Sem Fronteiras prestam apoio a profissionais de saúde em Amambai

Ações têm por foco orientar e preparar os trabalhadores para os desafios do enfrentamento à Covid-19, segundo a SMS.

Is allowance instantly strangers applauded
Integrantes da ONG internacional Médicos Sem Fronteiras, durante reunião com o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, para traçar medidas de trabalho em apoio aos profissionais de saúde do município. (Fotos: SMS)

Vilson Nascimento

Amambai recebeu essa semana uma equipe técnica da organização não governamental internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Segundo a secretária municipal de saúde, em Amambai, Dirlene Zanetti, a vinda da equipe, formada por coordenadoria, enfermeira e psicólogas, tem por objetivo orientar e preparar psicologicamente os profissionais de saúde do município para o enfrentamento a ameaça global do momento, que é o novo coronavírus.

De acordo com a secretária de saúde, o trabalho, que terá início pelo Hospital Regional de Amambai (HRA), unidade de saúde referência regional, mas também será estendido às unidades básicas de saúde do município é dividido em duas ações.

Em uma das ações os profissionais de MSF irão orientar e capacitar os trabalhadores em saúde do município de como se proteger da doença em seu dia a dia de trabalho, fazendo o uso correto dos equipamentos de segurança e a higienização correta pessoal e de equipamentos.

Já a outra ação visa preparar psicologicamente os profissionais de saúde para lidar com a ameaça Covid-19 e com isso prestar um atendimento mais eficaz a população em geral.

“São medidas de grande importância que vão de garantir maior segurança e confiança aos nossos valorosos profissionais de saúde que se dedicam no dia a dia em prestar o melhor atendimento possível à nossa população amambaiense”, destacou a secretária Dirlene Zanetti.

Antes de iniciarem os trabalhos, a equipe de Médicos Sem Fronteiras, formada por Francesco Di Donna, coordenador médico dos projetos de Covid de MSF no Brasil, Luiza Cegalla, assistente de coordenação médica dos projetos de Covid de MSF no Brasil e Nadia Marini, psicóloga coordenadora de saúde mental do projeto de MSF em Aquidauana, acompanhados por integrantes do setor de saúde local, se reuniram na terça-feira, dia 20 de outubro, com o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, que também é médico, com especialidade em ortopedia, para tratar sobre a ação da organização no município.

A reunião, realizada na Prefeitura de Amambai, também contou com a presença do coordenador do Polo Regional da SESAI (Secretaria Especial da Saúde Indígena) com sede em Amambai, Leonildo Acosta, o “Léo”.

Segundo a secretária Dirlene Zanetti, o mesmo trabalho desenvolvido junto aos profissionais de saúde do HRA e das unidades básicas de saúde da cidade será realizado pela equipe de MSF junto aos profissionais da área que atuam nas comunidades indígenas assistidas pelo Polo da SESAI em Amambai, entre elas aldeias indígenas de Amambai, Aral Moreira e Coronel Sapucaia.

 

Fonte: A Gazetanews