23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vacinação antirrábica acontece neste sábado em Amambai; confira os locais

2020-09-18 10:24:46

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2020 será realizada neste sábado, dia 19 de setembro, entre às 8h e 17h, em pontos estratégicos de Amambai.

Conforme dados repassados ao Jornal A Gazeta pela Secretária de Saúde, Dirlene Zanetti, estima-se que Amambai possua 18.500 cachorros e 4.800 gatos. A meta da Campanha para este ano, de acordo com Dirlene, é vacinar entre 80% e 90% da população desses animais.

Na Campanha realizada em 2019, foram vacinados 8.479 cachorros e 919 gatos em Amambai.

Dirlene Zanetti recomenda que, devido à pandemia, os cuidadores usem máscaras ao levarem seus animais de estimação para a vacinação, mas também ressalta alguns cuidados que os profissionais envolvidos terão para resguardar o bem-estar de todos. 

“Um funcionário vai ficar para fora do portão das escolas organizando a fila e um outro controlando a entrada e saída de cada morador, para não haver aglomeração. As ruas serão interditadas também, no caso a frente das escolas, para não ter aglomeração de veículos e motos, e poder manter o controle de entrada e saída da população”, finaliza a Secretária.

Sem pausas durante o horário de almoço, confira os pontos de vacinação da Campanha: 

  • Escola Estadual Cel. Felipe de Brum
  • Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa
  • Escola Estadual Vespasiano Martins
  • Escola João Rodrigues
  • Escola Municipal Antônio Pinto da Silva
  • Escola Municipal Flávio Augusto Coelho Derzi
  • Escola Municipal Julio Manvailer
  • Escola Municipal Maria Bataglin Machado
  • Escola Municipal Marlene Vilarinho Albuquerque

Raiva e vacinação

A raiva é uma doença incurável e que pode levar a óbito, sendo a vacinação antirrábica a única forma de prevenção. Transmitida a cães e gatos através da saliva de animais doentes, podem surgir sintomas como falta de apetite, febre, cólicas, mudança no comportamento e, nos casos mais graves, vômitos e hemorragias gastrointestinais.

Pessoas mordidas por animais com a raiva podem ser infectadas, pois trata-se de uma doença zoonose. Nos seres humanos, os sintomas também podem ser agressivos e letais, mas há tratamento para ser curada.

Cachorros e gatos devem receber a vacina a partir de 4 meses de vida.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete