18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Taxa de letalidade da Covid sobe para 1,6% em MS

2020-08-03 20:08:29

O novo coronavírus segue avançando em Mato Grosso do Sul de forma acelerada e além do aumento disparado de novos casos confirmados, a taxa de letalidade também subiu para 1,6% no fim de semana.

No boletim epidemiológico desta segunda-feira (3) a Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou 642 testes positivos para a Covid e 17 óbitos nas últimas 24 horas. Só nos três primeiros dias de agosto, 21 vidas já foram perdidas em decorrência da doença, indicando que o cenário tem se agravado no Estado.

Do total de óbitos registrados no boletim desta segunda-feira, nove são de Campo Grande, quatro de Corumbá, um de Dourados, um de Amambai, um de Nova Andradina e um de São Gabriel do Oeste.

“A média móvel de Mato Grosso do Sul nos causa preocupação e angústia. Estamos figurando no cenário nacional como um dos estados onde mais cresce a taxa de letalidade. Precisamos reverter essa situação. Espero que os prefeitos e prefeitas possam usar o Programa Prosseguir para tomar as medidas”, pontuou o secretário de Saúde, Geraldo Resende.

Ao mesmo tempo que há alta de casos também sobe a taxa de ocupação global de leitos UTI SUS por macrorregiões. Campo Grande está com 90%, Dourados 57%, Três Lagoas 22% e Corumbá 72%. A gestão estadual vem atuando para aumentar o número de leitos disponíveis e a testagem no Estado.

O boletim oficial do coronavírus em Mato Grosso do Sul registra 26.645 casos confirmados e 421 vidas perdidas. Confira o detalhamento aqui.

No auge da Covid em MS, taxas de isolamento social não ultrapassam barreira dos 50%

A movimentação de pessoas se manteve alta ao longo do fim de semana em Mato Grosso do Sul. Com isso, as taxas de isolamento social mapeadas mantiveram baixos índices de adesão, novamente não ultrapassando a “barreira” dos 50% que persiste há algum tempo.

No sábado (1º) esse índice atingiu 40,3% e no domingo (2) a taxa de recolhimento no Estado ficou em 47,3%. Levantamento da Superintendência de Gestão da Informação (SGI) aponta que a maior taxa já registrada no estado foi de 58,5% no dia 19 de abril.

""

A flexibilização das medidas restritivas em Campo Grande pode ter influenciado para a queda nas taxas de isolamento social. O comparativo com o fim de semana apresenta redução de 4,30% para o sábado e 2,50% para o domingo.

A relação completa de cidades sul-mato-grossenses e suas respectivas taxas de distanciamento social podem ser conferida aqui.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Divulgação

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete