33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Em Aral Moreira, com exceção a um caso de óbito, 100% das pessoas que contraíram a Covid-19 já estão recuperadas da doença

2020-07-30 12:23:34

Vilson Nascimento

Com trabalho preventivo, educativo e ação eficaz no controle dos casos registrados no município, Aral Moreira está vencendo a batalha contra o novo coronavírus.

Nessa quarta-feira, 29 de julho, completaram treze dias que o município não registra novos casos de Covid-19.

Do início da pandemia até agora o Aral Moreiraregistrou 25 casos da doença, mas segundo a Secretaria Municipal de Saúde local, dos 25 casos, 24 pessoas que haviam contraído o vírus cumpriram o isolamento protocolar conforme recomendado pelo Ministério da Saúde e já estão recuperadas da Covid-19. 

Segundo relatório emitido pela Vigilância Epidemiológica do município (clique AQUI para ver), uma paciente de 48 anos, moradora no município, que era portadora de comorbidade, teve o quadro de saúde agravado e veio a óbito em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus.

Os kits com medicamentos e materiais de prevenção à doença distribuído pela Secretaria de Saúde à pacientes que testam positivo para Covid-19 em Aral Moreira.

Segundo o relatório, Aral Moreira aguarda junto ao Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), resultados de quatro exames de casos suspeitos de Covid-19 no município e pelo menos 12 pessoas estão atualmente em isolamento domiciliar por manterem contato com as pessoas  suspeitas de terem contraído o vírus. 

Protocolos e ações de apoio aos infectados

Em Aral Moreira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, além de decreto municipal com medidas preventivas rígidas, a administração montou toda uma estrutura para prevenir e impedir a disseminação do novo coronavírus.

Barreiras sanitárias foram montadas nas principais entradas da cidade e o município foi um dos primeiros da região a colocar em funcionamento um centro de triagem para melhor conduzir o atendimento das pessoas com sintomas que sugerem um possível contágio por Covid-19.

A Central de Triagem de Pessoas com Sintomas Respiratórios, destinada exclusivamente para atendimento de pessoas que apresentam tosse, coriza, dor de garganta, febre e mal estar, por exemplo, funciona de segunda a segunda, das 7h às 19h.

Segundo a secretária de saúde, Adriana Veron Batista, com o surgimento dos primeiros casos da doença município, por determinação do prefeito Alexandrino Garcia, foi montada toda uma logística para atender aos pacientes que testaram positivos para o novo coronavírus e as pessoas colocadas em isolamento domiciliar temporário por suspeita da doença ou por manter contato com pessoa infectada pela Covid-19.

O município mantém uma central para atendimento exclusivo e com maior atenção, a pessoas com sintomas gripais que sugerem um possível contágio por Covid-19. 

Segundo Adriana, em reunião entre a equipe técnica da Secretaria de Saúde e todo o corpo médico que atende em Aral Moreira, foi criado um protocolo de medicação para tratamento a pacientes que testaram positivos para Covid-19 em Aral Moreira.

De acordo com a secretária de saúde, juntamente com o kit de medicamentos por prescrição médica, os pacientes que testaram positivo também recebem máscara e álcool 70%.

“Também dentro o plano de ação de apoio às famílias em situação de isolamento por conta do novo coronavírus, a Secretaria de Assistência Social, faz o acompanhamento e presta assistência, fornecendo alimentação às famílias em situação de isolamento quando necessário”, informou Adriana Veron

Alerta para a prevenção

Mesmo com um bom tempo sem novos casos de Covid-19 em Aral Moreira, as autoridades do município alertam para a necessidade de a população cumprir à risca as medidas preventivas em relação à doença.

Entre as medidas estão a necessidade de manter o distanciamento social, evitando aglomerações, fazer o uso de máscara e manter a higienização como lavar frequentemente as mãos e fazer a utilização do álcool 70% como forma de evitar o contágio pelo vírus.

Interior da central para atendimento exclusivo e com maior atenção, a pessoas com sintomas gripais que sugerem um possível contágio por Covid-19. 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete