22.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sete Quedas registrou nessa terça, 1º caso positivo de Covid-19

2020-07-22 06:44:30

Vilson Nascimento

Primeiro município da região a registrar casos suspeitos da doença lá no início da chegada da pandemia ao Mato Grosso do Sul, Sete Quedas foi um dos últimos do Cone Sul a registrar efetivamente caso positivo do novo coronavírus.

O primeiro caso de Covid-19 no município da fronteira com o Paraguai foi registrado nessa terça-feira, dia 21 de julho.

Trata-se de um jovem de 22 anos, que trabalha fora do município, mas como tem residência em Sete Quedas, conforme protocolo estabelecido pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) em MS, o caso conta para o município de residência do paciente.

Ao tomar conhecimento do teste positivo em um morador da cidade, as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde em Sete Quedas adotou todas as medidas protocolares estipuladas pelo Ministério da Saúde de isolamento e monitoramento das pessoas que mantiveram contato com o paciente infectado, como forma de evitar uma possível disseminação da Covid-19.

Alerta para a prevenção

Com o surgimento do primeiro caso de Covid-19 no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Sete Quedas faz um alerta à população em geral para a necessidade de cumprir à risca as medidas preventivas em relação à doença.

Entre as medidas estão a necessidade de manter o distanciamento social, evitando aglomerações e manter a higienização como lavar frequentemente as mãos e fazer a utilização do álcool 70% como forma de evitar o contágio pelo vírus.

Números do Estado e do País

Nessa terça-feira, dia 21 de julho, Mato Grosso do Sul chegou, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estrado da Saúde) a 17.386 infectados pelo novo coronavírus e pelo menos 248 pessoas já haviam morrido em decorrência da doença.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, até o final da tarde dessa terça-feira eram mais de 2.118.646 de casos confirmados do novo coronavírus. 2.159.654 pessoas já estão recuperadas e 81.487 pessoas já morreram no País perdido em decorrência da doença.

No Cone Sul

Somando os 14 municípios que integram o Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), o Cone Sul do Estado conta, segundo o boletim epidemiológica divulgado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) nessa terça-feira, 21 de julho, 968 com casos positivos do novo coronavírus. Nessa segunda-feira (20) eram 853 casos em toda a região.

Os municípios da região com maior incidência da doença são os que margeiam a BR-163, rodovia federal que liga a região norte ao sul do País.

Segundo a SES, apenas um município da região, Japorã, ainda não registrou caso positivos de Covid-19. Ele está entre os 3 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul ainda livres do novo coronavírus.

Veja os números de casos confirmados de Covid-19 no Cone Sul

Naviraí- 268

Itaquiraí- 131

Jutí- 115

Caarapó- 115

Iguatemi- 89

Mundo Novo- 79

Amambai- 68

Tacuru-41

Eldorado- 30

Aral Moreira- 25

Paranhos- 4

Coronel Sapucaia- 2

Sete Quedas- 1

Japorã- 0

Fonte: SES/MS em 21/07/2020

Veja AQUI boletim epidemiológico do MS nessa terça-feira

Veja AQUI os números da Covid-19 no Brasil nessa terça-feira

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete