2020-07-12 19:32:34
Vilson Nascimento
Com mais 3 casos registrados nesse domingo, 12 de julho, Amambai passou a contar, do início da pandemia até agora, com 34 casos positivos de Covid-19.
Parte dos pacientes já estão curados e 2 pessoas moradoras no município morreram em decorrência de complicações causadas pela doença.
Segundo informou o prefeito, o médico ortopedista Dr. Edinaldo Bandeira, durante Live realizada nessa noite, nesse domingo Amambai recebeu 8 resultados de exames de casos suspeitos de coronavírus vindo Lacen-MS, mas no decorrer do dia as equipes de saúde de Amambai realizaram mais 5 swab de casos suspeitos.
Com isso o município tem no Laboratório Central de Mato Grosso do Sul, mais pelo menos 58 casos suspeitos de contágio pelo novo coronavírus aguardando resultado de exame..
:quality(80)/wp-content/uploads/site/images/posts/cke_hMQIpY8qRiByzfK05f0b9b1290a4eQGCml5d7kKcuzSt2120720.jpg)
Reveja AQUI a Live desse domingo em Amambai
Dr. Bandeira também ressaltou, durante a Live que, diante dos casos crescentes de Covid-19 no município e observação de frequente desrespeito ao decreto municipal que regulamenta as medidas de prevenção a Covid-19, inclusive por parte de alguns comerciantes e entidades religiosas, será intensificada a fiscalização por parte das equipes de fiscalização da prefeitura.
Alerta para a prevenção
Com a rápida disseminação do novo coronavírus em todo o Estado e o aumento dos casos na cidade, o prefeito, Dr. Bandeira, faz um alerta a toda a população de Amambai para a necessidade de cumprir à risca as medidas preventivas em relação à doença.
O prefeito para a necessidade de manter o distanciamento social, evitando aglomerações, fazer o uso da máscara, que por decreto passou a ser obrigatório em Amambai, o cumprimento do toque de recolher, que vai das 23h às 5h da manhã do dia seguinte e também chama a atenção para a higienização como lavar frequentemente as mãos e fazer a utilização do álcool 70% como forma de evitar o contágio pela Covid-19.
Números do Estado e do País
Nesse domingo, dia 12 de julho, Mato Grosso do Sul chegou a marca de cerca de 13.197 infectados pelo novo coronavírus e pelo menos 161 pessoas já haviam morrido em decorrência da doença.
No Brasil, até o final da tarde desse domingo eram 1,86 milhão de casos confirmados de Covid-19 e 72,1 mil pessoas já haviam perdido a vida por conta da doença.
No Cone Sul
Somando os 14 municípios que integram o Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), o Cone Sul do Estado conta, segundo o boletim epidemiológica divulgado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) nesse domingo, 12 de julho, com 541 casos positivos do novo coronavírus.
Os municípios da região com maior incidência da doença são os que margeiam a BR-163, rodovia federal que liga a região norte ao sul do País.
Segundo a SES, apenas dois municípios da região, Sete Quedas e Japorã, ainda não registraram casos positivos de Covid-19. Eles estão entre os 4 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul ainda livres do novo coronavírus.
Veja os números de casos confirmados de Covid-19 no Cone Sul
Naviraí- 186
Mundo Novo- 74
Itaquiraí- 59
Caarapó- 55
Jutí- 36
Amambai- 34
Iguatemi- 33
Tacuru-23
Eldorado- 20
Aral Moreira- 18
Coronel Sapucaia- 2
Paranhos- 1
Japorã- 0
Sete Quedas- 0
Fonte: SES/MS em 12/07/2020
Veja AQUI o boletim epidemiológico do MS nesse domingo
Veja AQUI os números da Covid-19 no Brasil nesse domingo