07/07/2020 19:29

Covid-19: Caarapó tem taxa de cura de 78%

Dados divulgados na segunda-feira (6) indicam que, do total de 39 infectados pelo novo coronavírus, 29 estavam curados da doença; não há registro de mortes no município

Is allowance instantly strangers applauded

O último boletim do coronavírus divulgado pelo comitê de Caarapó mostra que 78,3% dos contaminados pela Covid-19 no município estão curados da doença. As informações se referem aos casos registrados até a última segunda-feira (6).

De acordo com os dados do comitê, os registros mostravam um total de 37 casos (3 de fora do município), 29 recuperados, 4 em isolamento domiciliar, 44 aguardando resultado, um paciente internado e nenhuma morte. Considerando o total de casos (37) e o número de recuperados (29), chega-se à taxa de 78,3% de cura.

O presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus de Caarapó, o médico Sílvio Ueda, observa que a pandemia está “relativamente sob controle” em Caarapó. O total registrado pode ser considerado “normal”, levando-se em conta os indicadores gerais do País. O médico explica ainda que 85% dos infectados apresentarão sintomas gripais, ou leves, 15% poderão ter um quadro agravado e 5% poderão necessitar de uma UTI para tratamento específico.

O médico salienta ainda que os próximos 15 dias deverão ser cruciais para os indicadores de Covid-19 em Caarapó. “Temos mais de 40 exames aguardando resultado, o que significa afirmar que poderemos ter um número maior de casos em relação aos registrados até aqui”, sublinha. “Por isso, reafirmamos a necessidade da observação das medidas de prevenção por parte da população”, alerta Sílvio Ueda.

“Ficar em casa em isolamento, sair só com máscara, manter o distanciamento entre as pessoas, reforçar os hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, entre outras, são medidas de prevenção ao contágio. Todos nós precisamos ter consciência de que está em nossas mãos frear a disseminação do coronavírus. A luta continua”, destaca o presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus de Caarapó.

O prefeito André Nezzi (PSDB) endossa as palavras do médico Sílvio Ueda. “É certo que precisamos observar incondicionalmente as medidas de prevenção ao contágio do coronavírus. A nossa preocupação é relativa à preservação de vidas humanas. Por isso, insistimos que a população participe dessa luta, seguindo as recomendações dos especialistas”, reforça o dirigente.

Em Caarapó, a administração municipal adotou medidas que buscam evitar a proliferação do coronavírus e manter a economia funcionando. Nesse sentido, ao evitar a radicalização de eventuais medidas de lockdown total, existe uma clara mensagem de que o equilíbrio é salutar à preservação de vidas humanas e à manutenção da máquina da economia.

Fonte: Dilermano Alves/Assessoria Prefeitura