04/07/2020 16:30

Com meta cumprida, Secretaria de Saúde abre vacinação contra gripe para a população em geral em Amambai

Com o encerramento da campanha nacional dia 30 de junho, onde o foco era o público-alvo, doses remanescentes serão destinadas à população em geral, segundo a secretária Dirlene Zanetti.

Vilson Nascimento

Com o encerramento na campanha nacional no dia 30 de junho, onde a meta era imunizar um determinado público-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde abriu, nessa quarta-feira, 1 de julho, a vacinação contra a gripe para a população em geral, em Amambai.

Segundo a secretária municipal de saúde, em Amambai, Dirlene Zanetti, as doses de vacina remanescentes da campanha nacional estão à disposição nos postos de saúde do município.

A secretária municipal de saúde, em Amambai, Dirlene Zanetti. Dedicação da equipe possibilitou mesmo em meia a pandemia, Amambai a superar a meta de 90% de imunização do público-alvo contra a gripe estipulada pelo Ministério da Saúde. (Foto: Vilson Nascimento e Divulgação)

De acordo com a secretária, para receber a imunização contra as variações do influenza, basta a pessoa se deslocar até o Posto de Saúde de sua área.

“Lembramos que não é uma campanha de abrangência geral. As unidades básicas de saúde irão realizar a aplicação da vacina somente até acabar o estoque que sobrou da campanha nacional”, destacou Dirlene Zanetti.

Amambai superou, mais uma vez, a meta do MS

Mesmo com as medidas de distanciamento social impostas pela prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, que levou as pessoas a permanecerem maior tempo em casa, principalmente as pessoas idosas, Amambai repetiu o desempenho dos últimos anos e mais uma vez, superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) de cobertura vacinal de 90% do  público-alvo durante a campanha de imunização contra a gripe em 2020.

O município fechou a campanha no dia 30 de junho, com percentual de 1,34% acima da meta imposta pelo MS.

Segundo a secretária de saúde em Amambai, Dirlene Zanetti, o sucesso em alcançar a meta em meio a pandemia, feito que muitos municípios não conseguiram atingir, se deve graças o empenho dos profissionais de saúde que atuam na área de imunização no município, que em muitas ocasiões chegaram a se deslocar e fazer a vacina domiciliar em pessoas com comorbidades, principalmente idosos, público de maior vulnerabilidade.

Nas comunidades indígenas de Amambai a cobertura vacinal na campanha nacional de vacinação contra a gripe foi de 82,59% segundo a SESAI. 

Vacinação na comunidade indígena

Procurada pela reportagem do grupo A Gazeta, a enfermeira e coordenadora técnica da saúde indígena em Amambai, Arlete Cardoso, informou que nas aldeias indígenas do município, onde toda a população é considerada público-alvo para receber a vacina contra as variações do influenza, a equipe de imunização do Polo Regional da SESAI (Secretaria da Saúde Indígena), alcançou, durante a campanha, uma cobertura vacinal de 82,59%.

No total foram vacinados 8.244 dos 9.982 indígenas previstos para receber a dose da vacina contra a gripe durante a campanha de imunização 2020.

Esse índice significa, segundo a SESAI, em uma contribuição na ordem de 22% para o município em relação ao cumprimento da meta de 90% preconizado pelo Ministério da Saúde.

Abaixo as equipes das unidades básicas de saúde em Amambai, responsáveis pelo trabalho de imunização na cidade em Amambai.

Equipe do ESF da Vila Mangay
Equipe do ESF da Vila Doriane
Equipe do ESF da Vila Guape. 
Equipe do ESF da Vila São Luiz. 
Equipe do ESF da Vila Limeira.
Equipe do ESF da Vila Varocopa.
Equipe do ESF da Vila Vilarinho.

 

Fonte: A Gazetanews