27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

5 pacientes que contraíram coronavírus em Amambai já estão curados

2020-05-30 18:57:18

Vilson Nascimento

Os cinco pacientes que contraíram coronavírus em Amambai já superaram a doença e estão curados.

A informação é da Vigilância Epidemiológica do município que realiza a coleta de material de casos suspeitos para exames laboratoriais e faz o acompanhamento técnico, tanto de pacientes que testaram positivos para a doença como das pessoas que mantiveram contato com pessoas infectadas e tem que cumprir período de isolamento obrigatório.

Casos suspeitos

Atualmente a Secretaria Municipal, por meio da Vigilância Epidemiológica, aguarda resultados de testes laboratoriais de 7 casos suspeitos de covid-19, em Amambai.

Seis casos as coletas foram realizadas na quinta-feira, dia 28 de maio e um nesse sábado, dia 30 de maio.

Dos seis casos cuja swab foram realizadas na quinta-feira (28) cinco são indígenas e um é de uma mulher não índia que manteve contato com uma pessoa de Campo Grande, que testou positivo para covid-19 e também veio a apresentar sintomas que sugerem possível contágio por coronavírus.

Em relação às cinco pessoas indígenas que realizaram swab, elas não estavam necessariamente com os sintomas de coronavírus estipulados pelo Ministério da Saúde como parâmetro para coleta de material. 

Elas apresentavam sintomas gripais comuns, mas foram incluídas em um programa denominado Sentinela, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, em Mato Grosso do Sul em parceria com a Prefeitura de Amambai.

Esse programa tem como meta identificar através de teste de laboratório, para futuro combate e prevenção, a incidência de vários tipos de vírus em circulação nas comunidades indígenas, entre eles a covid-19.

Amambai deve manter prevenção

O prefeito do município, o médico ortopedista, Dr. Bandeira, faz um alerta que, apesar da covid-19 estar controlada em Amambai, os números de casos de coronavírus estão surgindo em ritmo acelerados no Estado e no País, portanto é de fundamental importância que a população siga à risca as medidas preventivas como o isolamento social, evitando aglomeração, fazer higienização frequente das mãos com água, sabão e álcool 70%, além de fazer o uso obrigatório de máscara e permanecer em casa quando possível. 

Veja AQUI o boletim epidemiológico do Estado de hoje

Veja AQUI os números do coronavírus no Brasil hoje

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete