30/05/2020 10:34

Janete busca apoio da deputada Rose para aquisição de equipamento para a saúde em Amambai

O aparelho digitalizador com sistema CR, que utiliza um escâner para digitalização das imagens do Raio X ao invés da placa eletrônica para captura da imagem, seria instalado no Posto de Saúde Central, segundo a vereadora.

Vilson Nascimento

A vice-presidente da Câmara Municipal e líder do PSDB na Casa de Leis, vereadora Janete Córdoba, está buscando parceria com a deputada federal Rose Modesto (PSDB) para a aquisição de um aparelho digitalizador com sistema CR para Raio X, para equipar o Posto de Saúde Central, em Amambai.

A vereadora Janete Córdoba (e) com a deputada federal Rose Modesto. Parceria poderá garantir aparelho digitalizador com sistema CR para o Raio X do Posto Central, em Amambai. (Foto: Divulgação)

O digitalizador CR, que é uma tecnologia limpa, utiliza um escâner para digitalização das imagens, enquanto que a tecnologia DR empregada atualmente utiliza uma placa eletrônica para captura da imagem do Raio X.

“O aparelho digitalizador será acoplado ao aparelho já existente, transformando as imagens analógicas em digital gerando assim, mais rapidez, qualidade, economia e menos exposição do paciente a radiação”, destacou Janete Córdoba.

A vereadora ressaltou também que a economia gerada pelo moderno sistema vem com a velocidade de execução dos exames em relação ao sistema antigo. 

De acordo com a parlamentar, a tecnologia CR permite também 3 exames em um equipamento de Raio X digital, enquanto o sistema tradicional permite apernas 1.

Segundo Janete, o sistema CR radiologia permite laudo e resultados mais rápidos de exames, facilitando o acesso de radiologistas e médicos. 

“As imagens torna-se mais rápida e com isso os laudos poderão ser feitos de maneira imediata e de qualquer local do mundo”, finalizou a vereadora, que apresentou indicação, pedindo a disponibilização de emenda parlamentar por parte da deputada Rose Modesto para a aquisição do equipamento durante sessão da Câmara de Amambai da segunda-feira, dia 25 de maio.

Fonte: A Gazetanews