23.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Amambai mantém 5 casos positivos e investiga 6 suspeitos de covid-19

2020-05-28 18:29:45

Vilson Nascimento

O município de Amambai se mantém com apenas 5 casos positivos de covid-19, mas nessa quinta-feira, 28 de maio, 6 pessoas sintomas que sugerem suspeita da doença tiveram material coletado e enviando ao Lacen-MS (Laboratório Central) do Estado, em Campo Grande para exame.

A informação foi passada à reportagem do grupo A Gazeta pelo prefeito do município, o médico ortopedista Dr. Edinaldo Bandeira, no início da noite.

Segundo Dr. Bandeira, cinco pessoas com sintomas gripais, que tiveram material coletado nessa quinta (28) para exame de laboratório são indígenas e outra é uma mulher não índia que manteve contato com uma pessoa de Campo Grande que testou positivo para covid-19. Agora ela também está com sintomas gripais que sugerem contágio por coronavírus.

Em relação aos indígenas, segundo o prefeito, as coletas foram realizadas dentro do Programa Sentinela, desenvolvido pela prefeitura local em parceria com a SES (Secretaria de Estado da Saúde) em Mato Grosso do Sul, com a finalidade de monitorar a presença da covid-19 nas aldeias e também  identificar outros tipos de doenças virais em circulação nas comunidades indígenas, com a finalidade de realizar ações mais efetivas para conter o avanço de tais doenças.

Segundo Dr. Bandeira, dois casos suspeitos de coronavírus coletados em datas anteriores que aguardavam teste de laboratório, os resultados deram negativos para coronavírus.

De acordo com a prefeitura, das cinco pessoas que contraíram coronavírus em Amambai, três já estão curadas.

Segundo Dr. Bandeira, a doença está controlada no município, mas os números de casos de coronavírus estão surgindo em ritmo acelerados no Estado e no País, portanto é de fundamental importância que a população siga à risca as medidas preventivas como o isolamento social, evitando aglomeração, fazer higienização frequente das mãos com água, sabão e álcool 70%, além de fazer o uso obrigatório de máscara e permanecer em casa quando possível. 

Veja AQUI o boletim epidemiológico do Estado de hoje

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete