25/05/2020 18:26

Amambai investiga dois novos casos suspeitos de coronavírus

Uma pessoa que teve contato com infectado deu negativo em teste rápido. A cidade permanece com apenas cinco casos positivos de covid-19.

Vilson Nascimento

A Vigilância Epidemiológica do município aguarda resultado de teste laboratorial de dois casos suspeitos de coronavírus.

Segundo o prefeito do município, o médico ortopedista, Dr. Edinaldo Bandeira, duas pessoas com sintomas gripais, uma profissional de saúde que é considerada de grupo prioritário e um funcionário de uma fazenda que manteve contato com o capataz diagnosticado como o quinto caso positivo de covid-19 em Amambai, fizeram “swab” e tiveram material coletado enviando ao Lacen-MS para exame, cujo resultado deve sair em breve.

Swab trata-se de um cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos com a finalidade de estudos em laboratório.

De acordo com o prefeito, uma terceira pessoa que também trabalha em fazenda e teve contato com o capataz infectado, fez teste rápido e deu negativo para a doença.

No caso dessa pessoa, segundo Dr. Bandeira, não foi possível fazer a coleta de material por meio de swab porque já haviam passado sete dias que havia apresentado sintomas, período esse que testes laboratoriais não alcançam o resultado eficaz como o teste rápido que detecta anticorpos criados pelo organismo para o enfretamento da covid-19.

Com o teste rápido coletado nessa segunda-feira, dia 25 de maio, dando negativo, Amambai permanece, pelo menos até sair o resultado desses dois testes em análise, com apenas cinco casos positivos de coronavírus.

Veja AQUI o boletim epidemiológico do Estado de hoje

Fonte: A Gazetanews