22/05/2020 19:08

Amambai registra 5º caso positivo de coronavírus

Outros casos, envolvendo pessoas da comunidade indígena estão aguardando resultado, segundo informou prefeito durante Live.

Vilson Nascimento

Amambai registrou nessa sexta-feira, 22 de maio, o quinto caso positivo de coronavírus.

A informação foi passada pelo prefeito do município, o médico ortopedista Dr. Edinaldo Bandeira, durante Live realizada no início da noite.

Durante Live realizada no início da noite dessa sexta-feira (22) o prefeito, Dr. Bandeira, ao lado do coordenador médico do CEC (Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus), Dr. Jeferson Baggio, deu a notícia do 5º caso positivo de coronavírus em Amambai e pediu atenção redobrada da população. (Fotos: Reprodução)

Segundo o prefeito o paciente é o capataz de fazendas do município, totalmente assintomático para covid-19, mas em três testes realizados em laboratório particular na cidade de Ponta Porã, todos deram positivos para a doença. A esposa do capataz também fez teste e deu negativo para a doença.

Os testes no capataz e na esposa foram realizados em atenção, segundo o prefeito, a pedido dos donos das fazendas.

Por conta disso, segundo Dr. Bandeira, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica vão passar a fazer triagem para monitoramento de pessoas que tiveram contato com o capaz infectado. 

De acordo com o prefeito, outros quatro casos suspeitos da doença, todos tendo como pacientes pessoas da comunidade indígena do município, estão aguardando resultado de exames laboratoriais. 

Essas coletas foram feitas, de acordo com o prefeito, por meio do programa Sentinela, desenvolvido pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) em parceria com a Prefeitura de Amambai e a CASAI (Casa da Saúde Indígena) no município. 

Esse programa segundo o secretário de Estado da Saúde, em Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, visa coletar material para testes, visando fazer uma triagem sobre possível circulação da covid-19 nas aldeias.

Veja AQUI o boletim epidemiológico do Estado de hoje

Veja AQUI os números do coronavírus no Brasil hoje

Fonte: A Gazetanews