2020-05-22 19:08:04
Vilson Nascimento
Amambai registrou nessa sexta-feira, 22 de maio, o quinto caso positivo de coronavírus.
A informação foi passada pelo prefeito do município, o médico ortopedista Dr. Edinaldo Bandeira, durante Live realizada no início da noite.
Segundo o prefeito o paciente é o capataz de fazendas do município, totalmente assintomático para covid-19, mas em três testes realizados em laboratório particular na cidade de Ponta Porã, todos deram positivos para a doença. A esposa do capataz também fez teste e deu negativo para a doença.
Os testes no capataz e na esposa foram realizados em atenção, segundo o prefeito, a pedido dos donos das fazendas.
Por conta disso, segundo Dr. Bandeira, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica vão passar a fazer triagem para monitoramento de pessoas que tiveram contato com o capaz infectado.
De acordo com o prefeito, outros quatro casos suspeitos da doença, todos tendo como pacientes pessoas da comunidade indígena do município, estão aguardando resultado de exames laboratoriais.
Essas coletas foram feitas, de acordo com o prefeito, por meio do programa Sentinela, desenvolvido pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) em parceria com a Prefeitura de Amambai e a CASAI (Casa da Saúde Indígena) no município.
Esse programa segundo o secretário de Estado da Saúde, em Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, visa coletar material para testes, visando fazer uma triagem sobre possível circulação da covid-19 nas aldeias.
Veja AQUI o boletim epidemiológico do Estado de hoje
Veja AQUI os números do coronavírus no Brasil hoje