23.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Hospital Regional comemora recuperação e alta de paciente de covid-19 em Amambai

2020-05-17 10:45:18

Vilson Nascimento

Vídeo divulgado por meio de redes sociais mostra os profissionais de saúde do Hospital Regional de Amambai (HRA) comemorando a recuperação e a alta hospitalar de um paciente vítima de coronavírus, em Amambai.

Paciente deixando o Hospital Regional sob aplausos dos profissionais de saúde após se recuperar dos efeitos do coronavírus em Amambai. (Foto: Reprodução)

Procurado pela reportagem do grupo A Gazeta, o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, que é médico ortopedista e preside o CEC (Comitê para o Enfrentamento ao Coronavírus) no município, informou que o paciente de 41 anos, havia dado entrada na unidade de saúde no início da semana com forte gripe e em teste laboratorial, deu positivo para covid-19.

Ele permaneceu internado em uma ala destinada pela direção do HRA exclusivamente para receber pacientes de coronavírus e como apresentou elevado quadro de melhora, recebeu alta e deixou a unidade hospitalar sobre aplausos dos profissionais de saúde.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Amambai, após deixar a unidade de saúde em uma cadeira de rodas, o paciente foi transportado de ambulância para sua residência onde permanecerá em isolamento e sendo monitorado até se completar os 14 dias, a partir do diagnóstico da doença, como estipula as normas técnicas protocolares do Ministério da Saúde.

De acordo com o prefeito e presidente do CEC em Amambai, Dr. Bandeira, o paciente que deixou o Hospital Regional nessa sexta-feira (15) foi o quarto caso diagnosticado como positivo para covid-19, no município.

Ele havia mantido contato com o paciente do segundo caso positivo de covid-19 registrado em Amambai, um homem de 50 anos, que permanece internado em uma unidade hospitalar na cidade de Dourados, após sofrer complicações em decorrência da doença.

Ação de apoio às famílias

De acordo com a prefeitura local, as famílias/pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas por covid-19 em Amambai e estão impedidas de sair de casa, cumprindo isolamento sob controle da Vigilância Epidemiológica, estão recebendo total apoio, inclusive com a entrega de cestas básicas, por parte do governo municipal.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Amambai, Sinthia Maciel Neves, o isolamento em situações dessa natureza se dão de duas formas.

No vídeo paciente de covid-19 deixando o HRA

Para pessoas assintomáticas, ou seja, que mantiveram contato com uma pessoa infectada, mas não apresentam sintomas de covid-19, o isolamento ocorre por 7 dias.

Já em caso de pessoas que tiveram contato com paciente infectado e apresenta algum tipo de sintoma, o isolamento ocorre por 14 dias e o material é coletado para teste laboratorial.

Não à discriminação

Com a pandemia que se instalou no mundo, no Brasil, no Estado e agora chega a Amambai com a confirmação dos primeiros casos da doença registrados no município, qualquer pessoa, de uma forma ou de outra, está sujeita a contrair o novo coronavírus.

Todo um protocolo do Ministério da Saúde, rigorosamente seguido pelas autoridades de saúde e epidemiológicas do País impede que a identificação de pacientes infectados pela covid-19 seja divulgada, exceto naqueles casos que o próprio paciente queira se expor, exatamente para evitar discriminação.

Em cidades pequenas como Amambai, por exemplo, onde as pessoas tem um amplo laço de conhecidos, mesmo com a não divulgação da identidade dos pacientes por parte do Poder Público, em várias situações os nomes das pessoas que contraíram a covid-19 acabam vindo a público.

O alerta das autoridades fica para a sociedade em geral em relação a não discriminação dessas pessoas, tanto em relação ao paciente infectado como para os assintomáticos, mas que mantiveram contato com pacientes infectados, fator pelo qual deverão cumprir situação de isolamento temporário.

A prevenção

De acordo com as autoridades de saúde e epidemiológica enquanto não tiver uma vacina para imunização em massa, a prevenção é a única saída para evitar o contágio e a maior disseminação do coronavírus na sociedade.

Entre as medidas preventivas estão o distanciamento social, com as pessoas, quanto possível, permanecendo em casa e evitando a aglomerações e também o uso de máscara de proteção, que a partir do início da semana passou a ser obrigatório em Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete