24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Covid-19: Amambai adota uso obrigatório de máscara, proíbe tereré, chimarrão e uso de narguilé em locais públicos

2020-05-13 09:09:55

Vilson Nascimento

Após o registro do primeiro caso positivo da doença na cidade, Amambai adotou novas medidas visando à prevenção a covid-19 no município.

Logo após ser informado sobre o teste positivo para a doença na cidade, no início da noite de sábado, dia 9, o prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira, como forma de prevenir aglomerações, baixou um decreto com validade imediata, proibindo o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos.

No mesmo decreto o chefe do Executivo Municipal determinou a limitação em duas horas a realização de velórios na cidade e o limite de 10 pessoas no interior do recinto onde estiver ocorrendo o velório.

Uso obrigatório de máscara

Na manhã dessa segunda-feira, 11 de maio, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, instalado para discutir ações de prevenção a covid-19, em Amambai, aprovou novas medidas e o Poder Executivo baixou novo decreto, também com validade imediata, com a finalidade de conter o avanço da doença no município.

Veja AQUI o novo decreto publicado em Amambai.

Uma das medidas determina o uso obrigatório de máscara para toda a população em locais públicos, inclusive para transitar a pé pelas ruas da cidade.

Tomar tereré e fazer uso de narguilé em locais públicos também está proibido em Amambai. (Fotos: Divulgação)

De acordo com a prefeitura local, quem desobedecer a determinação, em primeiro momento será alertado e em caso de reincidência, terá que pagar multa no valor de duas UFAs (Unidade Fiscal de Amambai), ou seja, 128 reais e 24 centavos, que serão revertidos pela municipalidade para a aquisição de cesta básica e ainda poderá responder judicialmente.

Após a divulgação da presença da covid-19 na cidade, mesmo antes de anunciadas às novas medidas de prevenção por parte do Poder Público, muitas pessoas já vinham adotando, por conta própria, o uso da máscara na cidade.

Tereré, chimarrão e narguilé

Outra medida aprovada pelo Conselho e regulamentada por decreto nessa segunda-feira (11) em Amambai foi a proibição de consumo de tereré, chimarrão e o uso de narguilé em locais públicos, inclusive na frente de estabelecimentos comerciais, residências e em canteiros de obras, por exemplo.

Em Guia Lopes da Laguna rodas de tereré teriam contribuído para propagar a covid-19. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) na manhã dessa segunda-feira, 11 de maio, o município de 9,8 mil habitantes, tem 34 casos positivos de coronavírus, ficando atrás somente de Campo Grande (895,9 mil habitantes), com 115 casos positivos e Três Lagoas (121,3 mil habitantes) que tem 68 casos confirmados de coronavírus.

Toque de recolher

A reunião do Conselho de Enfrentamento ao Coronavírus dessa segunda-feira (11) também definiu e a administração municipal decretou o retorno do toque de recolher no município.

Em Amambai, a partir dessa segunda-feira, 11 de maio, ninguém poderá permanecer ou transitar pelas ruas da cidade, exceto em justificado caso de extrema necessidade, entre as 23h e às 5h da manhã do dia seguinte.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete