15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Amambai registra primeiro caso positivo de coronavírus e prefeitura anuncia medidas preventivas

2020-05-09 21:19:43

Vilson Nascimento

Amambai registrou neste sábado, 9 de maio, o primeiro caso positivo de coronavírus. A informação foi passada pelo prefeito do município, o médico ortopedista Dr. Edinaldo Bandeira, durante uma transmissão ao vivo via Facebook no início da noite.

O paciente é um homem de 48 anos, que manteve contato com uma jovem de Amambai, mas que atualmente reside em Dourados e que, após visitar familiares em Amambai no final de semana passado, ao retornar para a cidade onde reside, testou positivo para covid-19 ao ser abordada em Drive-Thru na tarde da quinta-feira, dia 7 de maio.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em Amambai, tão logo chegou ao conhecimento da prefeitura local a informação sobre o caso positivo em Dourados, a equipe técnica adotou as medidas protocolares e todas as pessoas que tiveram contato com a jovem, durante o período em que ela esteve em Amambai, foram colocadas em situação de isolamento.

Na ocasião do isolamento, apenas esse homem que agora testou positivo para covid-19, teria apresentado sintomas da doença. Ele teve material coletado e enviado ao Lacen (Laboratório Central) do Estado, em Campo Grande e o resultado do teste saiu no final da tarde desse sábado.

A Secretaria Municipal de Saúde em Amambai confirmou que, entre as pessoas que mantiveram contato com a jovem infectada e estão em situação de isolamento, uma outra pessoa do sexo feminino também apresentou sintomas que podem indicar contágio por covid-19. Ela terá material coletado neste domingo (10) e encaminhado para teste laboratorial em Campo Grande.

Durante a transmissão via internet, o prefeito Dr. Bandeira informou que outra pessoa da cidade, um engenheiro que retornou do estado do Paraná onde estava a serviço, também apresentou sintomas que indicam possível contaminação por covid-19. Ele, que já está em situação de isolamento, teve material coletado e encaminhado ao Lacen para teste laboratorial. O resultado deverá sair nos próximos dias.

Segundo a Vigilância Epidemiológica em Amambai, o isolamento em situações dessa natureza se dão de duas formas. Para pessoas assintomáticas, ou seja, que mantiveram contato com uma pessoa infectada, mas não apresentam sintomas de covid-19, o isolamento ocorre por 7 dias. Já em caso de pessoas que tiveram contato com paciente infectado e apresentam algum tipo de sintoma, o isolamento ocorre por 14 dias e o material é coletado para teste laboratorial.

Prefeito anuncia medidas preventivas imediatas

Procurado pela reportagem do Grupo A Gazeta, o prefeito Dr. Bandeira informou que, como forma de prevenção a aglomeração, foi decretado ainda na noite desse sábado e com validade imediata, a proibição de consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos em Amambai.

O mesmo decreto, segundo Dr. Bandeira, limita em duas horas os velórios na cidade, que também deverão acontecer com limitação de pessoas no interior do recinto onde estiver acontecendo. 

Segundo o prefeito, a necessidade de outras possíveis restrições em complementação às medidas preventivas a covid-19 que já vem sendo realizada no município serão discutidas durante reunião do Conselho de Enfrentamento ao Coronavírus, que deverá acontecer no início da semana. 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete