26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Covid-19 altera rotina de atendimentos da Secretaria de Assistência Social em Caarapó

2020-03-28 11:17:40

Nada é como antes. A pandemia pegou geral. E sobre o novo coronavírus, uma unanimidade:  o Sars-CoV-2 está provocando mudanças na rotina da população mundial. Não importa a classe social. Não importa se o país é rico ou de terceiro mundo. Se é governado pela direita ou pela esquerda. A verdade é que, de uma forma ou de outra, todos estão enfrentando essa que pode ser a praga do novo milênio. 

Vista do prédio da Secretaria de Assistência Social de Caarapó. (Foto: Assessoria)

O Brasil está se virando como pode: o governo central, através do Ministério da Saúde, orienta sobre como a sociedade deve proceder diante da pandemia do novo coronavírus. Os governos estaduais tomam decisões, cada um baseado em princípios ideológicos, interesses políticos ou com base na ciência. Parece haver um dilema: vamos privilegiar a proteção à vida ou a economia? Há como dissociar uma da outra? Os prefeitos – estes mais perto da base da pirâmide social – também se veem entre a cruz e a espada. O que fazer diante da pandemia da Covid-19?

Em Caarapó, o prefeito André Nezzi (PSDB) tem caminhado no sentido do isolamento social. “Se as pessoas não circulam, o vírus também para de circular”, argumenta, inclusive tendo editado decreto que normatiza a circulação de pessoas e o funcionamento do comércio. Impôs o chamado toque de recolher, que vigora entre as 21h e as 5h. Até aqui, nenhum caso suspeito ou notificado.

Alguns serviços de responsabilidade do Poder Público também estão sendo afetados. A Secretaria Municipal de Assistência Social de emitir comunicado com explicação das adequações por conta do novo vírus. Conforme o órgão, foram suspensos todos os atendimentos em grupo das unidades socioassistenciais (Cadastro Único, CRAS, CREAS, Centros de Convivência) seja de projetos (Conviver, Maria Maria, Vida Nova, Vida Renovada), serviços, acompanhamento familiar ou vítimas de violência. Os Centros de Convivência Centro da Criança e Sorriso de Criança, que realizavam especificamente atendimento em grupo, está funcionando das 7h às 13h com as portas fechadas. 

Estão mantidos os atendimentos individuais ao público das 7h às 11h nas unidades de Cadastro Único, CRAS, CREAS e órgão gestor – e serviço interno das 11h às 13h -, reservando-se as demandas de caráter urgente e atendimentos indispensáveis.

No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS Urbano), serão realizados os atendimentos presenciais para concessão de Benefício Eventual (emergencial) de acordo com os critérios pré-definidos na resolução do Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS 002/2020. A população deverá realizar agendamento ou solicitação de atendimento e contato com a equipe técnica através do telefone 99699-9886. Estão suspensos os grupos: Oficinas do PAIF; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; entrega de Carteira de Passe Livre do Idoso. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3453-4294 e 99699-9886 – a ligação poderá ser realizada a cobrar.

No CRAS Indígena, serão realizados os atendimentos presenciais para concessão de Benefício Eventual (emergencial) de acordo com os critérios pré-definidos na resolução do Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS 002/2020 e auxílio maternidade em andamento.  Também serão atendidas pessoas cujo cadastro esteja desatualizado ou que tenham alterações de informações relevantes como renda e vínculo de trabalho, pessoas com Bolsa Família bloqueado; e pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitam inscrever-se no Cadastro Único para acessar o benefício do Bolsa Família. Estão suspensos os grupos: Oficinas do PAIF; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Orienta-se que, se possível, a população faça agendamento ou solicitação de atendimento e contato com a equipe técnica através do telefone 99922-6603 – a ligação poderá ser realizada a cobrar.

Em relação ao Cadastro Único, os atendimentos ou contato com a equipe devem ser feitos por agendamento através do telefone 99819-3155 – a ligação poderá ser realizada a cobrar – e serão limitados as seguintes situações: pessoas cujo cadastro esteja desatualizado ou que tenham alterações de informações relevantes como renda e vínculo de trabalho; e pessoas com Bolsa Família bloqueado; pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitam inscrever-se no Cadastro Único para acessar o benefício do Bolsa Família.

No CREAS, os atendimentos presenciais serão mantidos apenas para os casos mais urgentes, que serão agendados pela equipe técnica; denúncias e atendimentos urgentes em relação a violência contra idosos, mulheres, crianças e pessoas em situação de rua poderão ser realizadas por telefone, sempre possível. Além disso, não haverá mais encontros para atendimento em grupo nesta unidade por tempo indeterminado para evitar aglomerações. Contatos poderão ser mantidos pelos telefones 3453-1387 e 99922-6583 – a ligação poderá ser realizada a cobrar.

Para o órgão gestor da Secretaria Municipal de Assistência Social, a orientação é que, no caso de necessidade de atendimento emergencial fora do horário de funcionamento das unidades CRAS e CREAS, em casos urgentes, excepcionais e/ou de eminente risco social que não possam ser agendados para o dia posterior, o contato deverá ser feito pelos telefones de plantão 3453-4294, 99699-9886, 99987-0277 e 99922-6607.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete