26/03/2020 10:46

Prefeitura de Amambai deu início à vacinação contra a Gripe; Idosos ainda não estão sendo vacinados

Is allowance instantly strangers applauded

A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta segunda-feira, 23 de março, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Neste primeiro momento, estão sendo vacinados trabalhadores da saúde e membros do Corpo de Bombeiros.

Ainda fazem parte da primeira fase da vacinação os idosos do município, que receberão a vacina assim que a segunda leva do medicamento for disponibilizada. O atraso com a maior parte das vacinas aconteceu devido à antecipação da Campanha cerca de 30 dias por conta da pandemia do COVID-19.

Segundo a secretária de Saúde, Dirlene Zanetti, os profissionais da saúde e os bombeiros estão sendo vacinados primeiro porque fazem linha de frente no enfrentamento ao Coronavírus. "Todos os idosos serão vacinados assim que recebermos as próximas vacinas, estaremos orientando e recebendo a todos da melhor forma, com segurança", explicou.

Ela disse ainda que essa segunda leva é esperada para a próxima semana, visando um total de 3.500 pessoas imunizadas.

A fase seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). O dia "D" de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio.

Fonte: Bruna Corrêa/DECOM