21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

SES monitora cinco pacientes com suspeita de coronavírus em Mato Grosso do Sul

2020-02-27 19:00:06

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) informa que nas últimas 24 horas registrou sete notificações de casos suspeitos novo coronavírus (COVID-19) em Mato Grosso do Sul, uma em Ponta Porã e seis em campo Grande. No primeiro exame realizado pelo Lacen no material coletado, em dois pacientes da Capital foi constatado que estavam com a influenza A, e com isso deixaram de ser considerados casos suspeitos de coronavírus.

Os casos foram considerados suspeitos de acordo com a classificação do Ministério da Saúde.

Nesta quinta-feira (27.2) saiu o resultado do exame feito pelo Lacen do paciente de 24 anos, com possível caso suspeito para o novo coronavírus em Ponta Porã. Os exames deram negativo para oito tipos de vírus respiratórios pesquisados pelo Lacen, entre eles influenza. No Brasil, apenas quatro laboratórios estão habilitados para realizar exames para detectar o COVID-19, entre eles o Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, para onde o material coletado dos cinco pacientes de Mato Grosso do Sul foram encaminhados. O resultado deve sair na próxima semana.

Desde janeiro, a SES tem tomado diversas medidas de prevenção e monitoramento do novo coronavírus. Foi criado o Centro de Operações de Emergência (COE/MS), com o objetivo de auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Também foi elaborada nota técnica sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames. A nota já foi enviada aos profissionais de saúde dos 79 municípios e também a todos os serviços de saúde públicos e privados.

A SES também realizou reuniões nos municípios de Corumbá e Ponta Porã para prestar cooperação técnica na construção do fluxo de vigilância e atendimento de possíveis casos suspeitos na região de fronteira.

Airton Raes – Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Foto: Arquivo

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete