17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Caarapó promove ação de alerta sobre AIDS

2019-12-11 08:26:16

A Prefeitura Municipal de Caarapó, através da Secretaria de Saúde, por meio do Programa IST/AIDS, em parceria com as áreas de Psicologia e Assistência Social, realiza no próximo sábado (14) uma ação educativa sobre AIDS. O evento será realizado na Praça Central, a partir das 8h, e visa alertar a sociedade sobre a doença, formas de infecção e tratamento.

A programação prevê a disponibilização de um café da manhã e uma roda de conversa ministrada pelo médico Sílvio dos Santos Laranjeira, tratará de assuntos voltados ao tema, tirando dúvidas e orientando a população. Também serão oferecidos testes rápidos para detecção do HIV, entre as 8 e as 12h, além da distribuição gratuita de preservativos e brindes.

A Doença

O vírus da Aids (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis por proteger e combater doenças no corpo humano. A pessoa infectada fica fragilizada, possibilitando a chegada de outras doenças, como pneumonia, herpes, infecções, alguns tipos de câncer.

A Aids é transmitida por meio de relações sexuais sem preservativo,  seringas e agulhas. A doença não tem cura. O tratamento é gratuito na rede pública, com medicamentos específicos, classificados como antirretrovirais, que ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico e evitando a multiplicação do vírus, melhorando a qualidade de vida do paciente.

“Por isso, a importância do teste rápido, principalmente, se a pessoa se expôs a relação sexual sem o uso do preservativo. O exame é feito com a coleta do sangue ou fluido oral que, submetidos a reagente, fornecem resultado positivo ou negativo em menos de 30 minutos. É um teste seguro e eficaz”, explica a coordenadora do Programa IST/AIDS, Marli Aparecida Costa Silva, da Secretaria Municipal de Saúde. “No caso de diagnóstico positivo, a pessoa é encaminhada para novos exames e o tratamento tem início imediato”, explica.

A coordenadora alerta para a importância do exame: “Este exame pode, inclusive, evitar a instalação da Aids, caso seja feito no período da janela imunológica, que é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a identificação de anticorpos produzidos pelo organismo”, pontua.

Os testes rápidos são ofertados diariamente nas Unidades de Saúde do município para a população.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete