32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Ex-secretário de saúde assume a direção da CASAI em Amambai

2019-11-26 15:43:30

Vilson Nascimento

O ex-secretário de saúde da prefeitura, em Amambai, Leonildo Acosta Martins, o “Léo”, vai coordenar a CASAI (Casa de Saúde Indígena).

O ex-secretário de saúde em Amambai e agora nomeado pelo Ministério da Saúde para chefiar a CASAI do município, Leonildo Agosta, o “Léo”. (Fotos: Vilson Nascimento)

A portaria com a nomeação, assinada pelo ministro da saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta, foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) do dia 20 de novembro.

Para ocupar o cargo, Léo, que é funcionário de carreira da Prefeitura de Amambai e após deixar a titularidade na Secretaria Municipal de Saúde havia reassumido a coordenação do setor de Controle de Vetores, teve que passar por processo de cedência ao órgão federal.

A CASAI

Subordinada ao DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), com sede em Campo Grande, a CASAI de Amambai é responsável pelo atendimento à saúde de cerca de15 mil indígenas de três municípios da região de fronteira, no Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.

Em Amambai estão sob os cuidados da CASAI local moradores das aldeias, Amambai, Limão Verde e Jaguary.

Em Coronel Sapucaia a CASAI de Amambai, assiste a comunidade guarani-kaiowá da aldeia Taquapery e da área a ocupada, mas ainda em disputa judicial, Curussuambá.

Já em Aral Moreira as áreas cobertas por atendimento da unidade de saúde indígena com sede em Amambai são; a aldeia Guassuti e a área de ocupação em disputa judicial Guayviry.

Atualmente a CASAI, que tem a função de levar atendimentos móveis às comunidades indígenas, bem como oferecer apoio e assistência na área de saúde a índios em tratamento ou em observação temporária após receberem alta de hospitais, por exemplo, funciona nas instalações do antigo Hospital Santa Joana.

Como as instalações do antigo hospital são alugadas, o Governo Federal está investindo mais de R$ 650 mil em reforma e ampliação da antiga CASAI, situada nas proximidades da prefeitura, região central da cidade, que já é patrimônio da União, para voltar a abrigar a Casa de Saúde Indígena.

Pela previsão do Ministério da Saúde a obra de reforma e ampliação deverá ser concluída até março do ano que vem.

Antiga sede da CASAI, que é da União, está passando por reforma e ampliação para voltar a abrigar o órgão, que atualmente funciona em instalações alugadas. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete