20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Casos de dengue disparam e deixam autoridades sanitárias em alerta, em Amambai

2019-11-24 21:22:30

Vilson Nascimento

Em 2019 os números de notificações e de casos confirmados de dengue dispararam em relação a 2018, fator que vem gerando preocupação nas autoridades sanitárias, em Amambai.

De 1 de janeiro a 20 de novembro de 2018 Amambai registrou 95 casos suspeitos de dengue. Dessa quantidade de notificações, 36 deles deram positivos para a doença, sendo 25 por critério epidemiológico, com testes feitos em laboratórios particulares e 11 pelo LACEN (Laboratório Central) do Estado, em Campo Grande.

Já de 1 de janeiro até 20 de novembro de 2019, segundo boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (20) pela Vigilância Epidemiológica do município, Amambai registrou 1.289 casos suspeitos de dengue.

Desse quantitativo, segundo o boletim, 746 deram positivos para a doença, sendo 565 por critério epidemiológico e 181 comprovados através de exames junto ao LACEN.

Outras doenças transmitidas pelo mosquito transmissor natural da dengue, o Aedes Aegypti, como é o caso do zika vírus e a febre chikungunya, tiveram retração em 2019, em relação a 2018.

De 1 de janeiro a 20 de novembro de 2018 Amambai registrou 16 casos suspeitos de zika, com uma confirmação positiva para a doença e 69 casos suspeitos de chikungunya, com 3 casos confirmados.

Em 2019 nesse mesmo período foram notificados apenas 16 casos suspeitos de chikungunya e todos deram negativos para a doença. Já em relação ao zika vírus, de janeiro para cá não houve nenhuma notificação, segundo o boletim da Vigilância Epidemiológica.

Ação só surte efeito com apoio da população

Com o objetivo de combater o mosquito transmissor e reduzir os casos de dengue em Amambai, essa semana o Comitê Municipal de Combate a Dengue em parceria com o setor de Controle de Vetores, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, entre outros, deram início a um mutirão de limpeza em quintais e terrenos baldios da cidade com o objetivo de eliminar criadouros do Aedes Aegypti.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil em Amambai, o subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira, a ação, que teve início pela Vila Doriane e nessa quinta-feira (21) chegou à Vila Guape, vai se estender por toda a cidade.

“O poder público está fazendo sua parte, mas sem o apoio da população é quase impossível extinguir o Aedes Aegypti. Precisamos da colaboração de todos para que possamos dar um fim ao mosquito e consequentemente aos males que ele acarreta à saúde pública”, disse o coordenador da Defesa Civil ao pedir a cada cidadão e cidadã, seja morador ou dono de estabelecimento comercial, para não jogar lixo em terrenos baldios e vistoriar seus quintais e pátios de empresas, recolhendo objetos que possam vir a acumular água e servir de criadouro para o Aedes Aegypti.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete