15/11/2019 21:43

Grupo Onça Pintada atende mulheres e homens neste sábado em Amambai

Mulheres de todas as idades podem procurar o Posto de Saúde Central para o preventivo ao câncer de mama e homens para o preventivo do câncer de próstata, informa o vereador Fernando Fischer.

O vereador Fernando Fischer durante atendimento anterior em Amambai. Grupo Onça Pintada fará exame preventivo gratuito ao câncer em mulheres e homens neste sábado, dia 16, em Amambai. (Fotos: Vilson Nascimento/Arquivo)

Vilson Nascimento

O Grupo Onça Pintada faz neste sábado, 16 de novembro, mais uma ação de prevenção ao câncer, em Amambai.

A ação, que acontece em todo o Estado com apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Corrêa e em Amambai conta com apoio do vereador Luiz Fernando Fischer e da prefeitura local através do prefeito Dr. Edinaldo Bandeira e da Secretaria Municipal de Saúde, vai acontecer a partir das 8h da manhã no Posto de Saúde Central Vereador Anderson Mansano, próximo ao Hospital Regional.

Na entrevista Fischer destaca o atendimento deste sábado

Segundo Fischer, diferente das edições anteriores, além do preventivo ao câncer de mama para mulheres de todas as idades, o atendimento deste sábado (16) também vai abranger homens com o preventivo do câncer de próstata.

De acordo com o vereador, durante o atendimento em Amambai, que é cem por cento gratuito, além do toque, caso alguma alteração seja detectada, no mesmo local a mulher ou o homem já passa por exame de ultrassom.

Se por acaso o paciente necessitar de um atendimento mais detalhado, como exame de mamografia, por exemplo, a Secretaria de Saúde faz agendamento e o paciente é encaminhado, inclusive com transporte gratuito, para Campo Grande.

“Diferentemente do sistema convencional de agendamento, no dia marcado os pacientes assistidos pelo Onça Pintada são encaminhados todos em uma mesma data e chegando na capital, seguem para atendimento imediato, não sendo necessário esperar por abertura de vaga em sistema de regulação”, destacou Fernando Fischer.

Segundo o vereador, no último atendimento do Onça Pintada em Amambai, realizado no ano passado (2018), foram atendidas 135 mulheres.

Dessas 135, 43 passaram apenas pelo exame normal, 58 foram submetidas a exame de ultrassom e 34 foram encaminhadas para Campo Grande, para serem submetidas a exame de mamografia.

Documentos necessários

De acordo com o vereador Fernando Fischer, para receber o atendimento do Onça Pintada neste sábado (16) no Posto de Saúde Central, a mulher e o homem deverão apresentar obrigatoriamente documentos como o RG, o CPF, Cartão do SUS e um comprovante de residência atualizado.

 

Fonte: A Gazetanews