19/10/2019 11:35

Posto de Saúde da Vila Mangay promoveu ação em alusão ao Outubro Rosa, em Amambai

Atividade na Unidade Básica de Saúde, que atende uma ampla região da cidade, teve, além do atendimento cotidiano, palestra e entretenimento.

A equipe de profissionais de saúde da unidade e momentos da ação alusiva ao Outubro Rosa, no dia 16 de outubro do ESF da Vila Mangay, em Amambai. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Outubro é o mês destacado pelo Ministério da Saúde no sentido de promover a prevenção ao câncer de mama em todo o país.

Durante o chamado “Outubro Rosa”, várias ações são desenvolvidas em todo o território brasileiro para difundir a necessidade de se prevenir contra a doença.

Em Amambai vários segmentos também se manifestam no sentido de promover a data e as unidades básicas de saúde também desenvolvem ações em alusão.

Na manhã da quarta-feira, 16 de outubro, com o objetivo de promover a Outubro Rosa e consequentemente incentivar a prevenção, a direção e os profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde, que é responsável por atender moradores de várias vilas daquela região da cidade, promoveram uma ação especial no ESF (Estratégia Saúde da Família), ou Posto de Saúde, da Vila Mangay.

Além do atendimento cotidiano prestado à população, com consultas médicas, atendimento odontológico, vacinação e outras ações, os moradores assistidos pelo posto de saúde que compareceram na unidade assistiram palestras e atividades educativas sobre o câncer de mama e de útero. As mulheres também tiveram a caderneta de vacinação atualizada, caso fosse necessária a atualização.

Também, com apoio de parceiros, a unidade de saúde promoveu a seus assistidos (às) diversas atividades como sorteio de brindes, como unha, escova, hidratação, massagem, maquiagem, revitalização facial, e designer de sobrancelhas, além de sessões de exercícios físicos com a professora de educação física e personal trainer, Lucenir Matos Sabiá.

Entre os demais parceiros da ação estavam a equipe da Estética Inovare. Luiz Alberto, com escova e hidratação, Miriam Romeiro, com sobrancelha e revitalização facial, a Cléia Macena, que realizou o atendimento na área de manicure e Daiane Vagas (unha).

A ação em alusão ao Outubro Rosa no Posto de Saúde da Vila Mangay também contou com a parceria da Márcia, consultora da Mary Kay, em Amambai e da Secretaria Municipal de Saúde, que forneceu bolo para ser servido no café da manhã oferecido aos moradores assistidos pela unidade de saúde.

Segundo a coordenadora do ESF da Vila Mangay, Alaíde Melo, a ação alcançou o objetivo, que foi promover momentos de confraternização da equipe de profissionais de saúde da UBS com seu público assistido, também entre os próprios moradores e principalmente alertar as mulheres sobre a necessidade da prevenção permanente do câncer de mama e de útero.

Fonte: A Gazetanews