14/10/2019 12:57

Campanha nacional contra sarampo tem reforço de multivacinação em Amambai

Comprometida em alcançar os índices de cobertura vacinal e a atualização do cartão de vacina de crianças, a Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aderindo à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, iniciou na manhã desta segunda-feira, 7 de outubro, uma intensificação vacinal no município.

A Campanha Nacional de Vacinação acontece até o próximo dia 25 e tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia ‘D’ de mobilização será no próximo dia 19, quando todas as unidades estarão abertas entre as 7h30 e as 11h e entre as 13 e as 17h, exceto o Posto de Saúde Central.

Na oportunidade serão atualizadas as cadernetas de crianças e adolescentes, onde todas as vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações estarão disponíveis. Segundo Leandra Henning, a coordenadora de imunização, esta campanha enfatiza a importância da caderneta estar em dia durante todas as fases da vida.

A nova dose da vacina contra o Sarampo não substitui as previstas no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 12 e 15 meses. Ou seja, mesmo crianças que tenham tomado à dose preventiva devem ser vacinadas novamente, seguindo as datas da carteirinha de vacinação. O que é sarampo?

Doença viral altamente contagiosa. Isso porque o vírus é transmitido por meio do contato direto ou pelas vias aéreas, basta que a pessoa infectada respire, tussa ou mesmo espirre. A doença evolui de forma rápida e pode ter complicações graves, principalmente entre as crianças.

Fonte: Bruna Corrêa/DECOM