24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Comissão arquiva projeto que dava isenção de imposto aos repelentes

2019-05-16 11:28:58

Da esquerda para direita, os deputados Gerson Claro (PP), José Carlos Barbosa (DEM), Lídio Lopes (Patri) e Marçal Filho (PSDB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) arquivou o projeto que previa a isenção de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) na venda de repelentes, em Mato Grosso do Sul, durante período de “surto” de dengue. Foram cinco votos contrários dentro da comissão.

Com este resultado, o projeto do deputado João Henrique Catan (PR) sequer segue para o plenário da Assembleia, já que precisa de ao menos um voto a favor dentro da comissão, para seguir a apreciação dos 24 parlamentares. Os integrantes da CCJR concordam com o relator da matéria, o deputado José Carlos Barbosa (DEM).

O relator explicou que como previa isenção de ICMS, precisava apresentar o impacto financeiro do Estado, com esta renúncia de receita por parte do poder executivo. “Sem dúvida louvável no mérito, mas pela forma que foi apresentada não pode continuar sua tramitação”, defendeu.

Ele ainda citou que o legislativo não pode “interferir” no funcionamento da máquina pública estadual, já que com a isenção do imposto, o governo também teria que fazer uma “severa” fiscalização para saber se os estabelecimentos estavam reduzindo o preço do produto, ao consumidor.

Também deram votos contrários: Lídio Lopes (Patri), Marçal Filho (PSDB), Gerson Claro (PP) e Evander Vendramini (PP), que como suplente, teve que votar no lugar de Catan, que é o autor do projeto. “Segui a decisão do relator, por entender que a proposta estava prevendo renúncia de receita ao Estado”.

Objetivo – A intenção é que com a desoneração de imposto, o produto ficasse mais barato à população, contribuindo no combate a dengue. Para propor a isenção também deveria se apresentar dados sobre os boletins epidemiológicos, que reconhecessem a situação de “surto de dengue”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete