21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Amambai quer imunizar mais de 21 mil pessoas até o final da campanha contra a gripe

2019-04-21 11:01:12

Vilson Nascimento

Amambai abriu no dia de abril, a campanha de vacinação contra a gripe. A campanha nacional, que visa imunizar a população contra o Influenza-B, H1N1 e H3N2, vai até o dia 31 de maio.

Segundo o secretário de saúde, em Amambai, Leonildo Acosta, o “Léo”, a vacina está a disponível em todos os postos de saúde do município.

Em primeiro momento, segundo o secretário, serão imunizadas as pessoas que integram o chamado “grupo de risco”, que é composto por professores, profissionais de saúde, a totalidade da comunidade indígena independente de idade, além de pessoas idosas, gestantes, puérperas (mulheres que ganharam neném de 45 dias abaixo), crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e pessoas privadas de liberdade (recolhidas em sistema prisional), por exemplo.

  Veja a reportagem e entrevistas sobre a campanha

Essa semana a técnica em enfermagem e imunizadora no ESF (Estratégia Saúde da Família) da Vila Mangay e bairros circunvizinhos, Dayana Gregórius, realizou uma palestra na sede da unidade de saúde para pessoas idosas e portadoras de doenças como diabetes e hipertensão, por exemplo, que estão incluídas no grupo de comorbidade do Ministério da Saúde, alertando para os riscos de complicações em decorrência da gripe e orientando para a necessidade de se buscar a imunização.

“As pessoas que tem comorbidades são mais vulneráveis a contrair a doença e devem buscar a imunização através da vacinação contra o influenza, tendo em vista as complicações adversas que a gripe impões as essas pessoas que já estão com a saúde fragilizada, podendo evoluir inclusive para uma pneumonia e levar até a óbito”, disse Dayana ao ressaltar que a palestra teve como foco alertar esse público para a necessidade de se tomar a vacina durante a campanha.

Meta é vacinar 21 mil pessoas, diz coordenadora

Segundo a coordenadora municipal de imunização, Leandra Henning, em 2018 Amambai atingiu 90% do público-alvo e para 2019 a meta é chegar aos 100%, ou seja, imunizar mais de 21 mil pessoas.

“Nossa mensagem, em nome da Secretaria Municipal de Saúde é que as pessoas que integram esses grupos de risco se conscientizem e procurem as nossas unidades de saúde. Não deixem de tomar a vacina. É uma proteção que pode ajudar a salvar suas próprias vidas”, disse Leandra ao destacar que todas as unidades básicas de saúde estão preparadas para atender a demanda da população.

“Dia D” será em 4 de maio

O chamado “Dia D” da vacinação contra a gripe em todo o País será o dia 4 de maio, um sábado.

Segundo Leandra Henning nesta data todas as unidades de saúde de Amambai estrão abertas para receber a população para vacinação no período entre as 7h30 e às 17h. 

“Assim que atingirmos o 100? imunização do público-alvo da campanha, que são os grupos considerados de risco, abriremos a vacinação para a população em geral caso ainda reste vacina em estoque”, destacou a coordenadora municipal de imunização.

A coordenadora municipal de imunização, em Amambai, Leandra Henning. Vacina contra a gripe está disponível em todos os postos de saúde do município. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete