21.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Capelania Cristã é implantada no Hospital Regional de Amambai

2019-04-17 10:52:03

Raquel Fernandes

Com a missão de levar apoio emocional e conforto espiritual a pacientes internados, o Hospital Regional de Amambai recebeu neste domingo, dia 14, a cerimônia de implantação da Capelania Cristã.

A Capelania não possui uma religião própria e conta com o trabalho voluntário de visitadores hospitalares. De acordo com a missionária e Capelã responsável, Eugeny Alves do Amaral, o primeiro passo para que a implantação fosse possível, foi a realização de um curso para voluntários e profissionais de saúde.

Neste curso, formaram 23 visitadores hospitalares das mais variadas religiões. “Eles conheceram a ética hospitalar, aprenderam como se dirigir ao paciente, como conversar, entender o que deve ou não ser dito.”, informa Eugeny, que ministrou o curso em Amambai.

A formatura dos visitadores hospitalares aconteceu no sábado, dia 13, e contou com a participação do Capelão Presidente do Conselho de Capelania Cristã do MS, Adão José Pereira, que passou conhecimentos valiosos aos formandos. A presidente da Câmara, Janete Córdoba e o diretor do Hospital Regional de Amambai, Paulo Catto, também participaram do evento.

Para Paulo Catto, a capelania vem para somar na missão de proporcionar bem-estar aos pacientes, elevando a qualidade de atendimento. “Estamos no momento de reforma do hospital, ainda não temos uma sala específica para eles, mas as portas já estão abertas para os visitadores capacitados, que trabalham com muito respeito e ética, sempre pedindo autorização aos pacientes, respeitando as crenças de cada um, levando uma palavra de conforto, uma palavra amiga, de otimismo e fé. Eles não pregam nenhuma religião.”, comentou Paulo, enfatizando que a administração do hospital está a disposição da capelania, no que for possível.

A Capelania Hospitalar é uma grande aliada para o paciente e a família no momento da internação, auxiliando-os com aconselhamento, material devocional (folhetos, bíblias), oferecendo apoio emocional social, recreativo. O trabalho colabora com a humanização da assistência hospitalar por meio do fortalecimento espiritual.

Capelã Eugeny com o Presidente  do Conselho de Capelania Cristã do MS, Adão José Pereira.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Enquete