26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Normativa vai ampliar qualidade e percepção de valor do café

2023-01-08 14:01:15

Normativa vai ampliar qualidade e percepção de valor do café

A nova portaria 364/21 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será fundamental para padronizar o mercado de cafés especiais no Brasil, além de abrir caminho para aumentar o valor e impulsionar a venda desse tipo diferenciado do produto, que atende a pré-requisitos internacionais de qualidade – incluindo aspectos sensoriais, como aroma, sabor, acidez e doçura.

Essa é a opinião de Paula Costa, cofundadora do hub de inteligência agroflorestal Pretaterra. “Esses parâmetros, se atingirem em conjunto uma pontuação a partir de 83, de acordo com uma escala internacional, são o fiel da balança para que uma parte importante da produção de café no Brasil atinja o nível de classificação dos cafés especiais”, diz Paula.

A atuação da Pretaterra inclui a capacitação de produtores agrícolas por meio de técnicas agroflorestais para impulsionar o valor do café que eles cultivam, além de beneficiar consumidores que buscam um produto de melhor qualidade. Paula explica que o crescimento dessa modalidade especial depende da diversificação do plantio e abre caminho para gerar riqueza a pequenos e médios agricultores, que podem inclusive criar a própria marca. Ela estima que entre 40% e 60% da produção de café no Brasil pode vir a ser comercializada como café especial.

“Os cafés especiais podem abrir caminho para que os consumidores brasileiros pressionem a indústria para colocar mais opções à disposição nas prateleiras dos supermercados, em especial os produtos de melhor qualidade”, diz Paula. A executiva lembra que o Brasil produz café há mais de 100 anos, porém grande parte dos produtores e consumidores não têm acesso ao conhecimento necessário para identificar um café de alta qualidade. Mas, com a alta do consumo de cafés especiais, um movimento cujo proveito a nova portaria do Mapa tentará facilitar, é possível ter boas referências para buscar produtos diferenciados e separá-los dos demais itens.

“O café especial tem ácidos e açúcares do próprio grão e costuma ter maior valor agregado, o que justifica um custo mais alto e estimula a maior valorização e geração de renda no campo”, afirma Paula. No Brasil, o estado de São Paulo é o único que possui uma legislação sobre o que é considerado café torrado e moído. Em outros locais, no entanto, a ausência dessa classificação pode deixar o consumidor exposto a cafés com uma porcentagem elevada de impurezas, incluindo resíduos, como cascas e galhos, e sobras de outras culturas, como grãos de milho.

A nova instrução normativa do Mapa buscará padronizar no Brasil boas práticas do mercado global voltadas a essa vertente diferenciada do café. “Um café especial é tão complexo quanto um vinho ou um azeite de qualidade. Esse movimento é importante pois impulsiona o valor do café, seja para o mercado interno ou para exportação. É preciso deixar de vender o café simplesmente como commodity e passar a precificá-lo também de acordo com os seus diferenciais”, diz Paula.

Ela acrescenta que a regulamentação do café especial evita a alta volatilidade do mercado comoditizado e estimula uma precificação mais justa, que leva em consideração o trabalho minucioso dos cafeicultores, incluindo o manejo, a adubação, a poda, a proteção da lavoura, a colheita, a secagem, o descascamento e a separação.

A Pretaterra estimula os produtores a melhorarem a qualidade do café, elevando a um novo patamar a percepção de valor em torno dessa cultura. “A regulamentação de uma categoria específica para os cafés especiais é essencial para melhorar as condições do produto e educar produtores e consumidores quando ao seu real valor”, diz Paula.

Ela ressalta que o pé de café é um cultivo essencialmente agroflorestal, pois trata-se de uma prática que convive bem com outras culturas e cujas espécies, originárias na Etiópia, se desenvolveram sob as sombras de grandes árvores. Os dados são da assessoria.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete