05/08/2022 07:02

Café: mineiros exportam café com selo regenerativo

Os grãos foram enviados para a Inglaterra e Japão, por inserir práticas sustentáveis em seu cultivo, o café mineiro ganha relevância no segmento de cafés especiais

Is allowance instantly strangers applauded

Criada nos anos de 1980, a agricultura regenerativa é o modelo agrícola que defende ser possível produzir enquanto se recupera a terra e preserva o meio ambiente. O conceito, criado pelo agricultor americano Robert Rodale, é tendência entre consumidores e mercados cada vez mais exigentes.  A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, mineiro (Expocaccer), há mais de 25 anos no mercado cafeeiro, os cooperados fizeram a primeira exportação do café com selo regenerativo. 

Os grãos foram enviados para a Inglaterra e Japão, por inserir práticas sustentáveis em seu cultivo, o café mineiro ganha relevância no segmento de cafés especiais. Atualmente, as quatro únicas fazendas de café com o selo regenerativo do mundo pertencem ao quadro de cooperados da empresa, são elas: Guima Café, Dois Irmãos, Fazenda Farroupilha e Agro Beloni (primeira fazenda no mundo a receber a certificação na cafeicultura). 

De acordo com Sandra Moraes,  Trader de Cafés Especiais da Companhia, as exportações marcam o início de uma nova era na produção de cafés de qualidade. A cooperativa possui programas de incentivo as boas práticas agrícolas, são eles: Jornada da Qualidade, Educampo e Elas no Café. Além disso, são oferecidos aos cooperados capacitações e trocas de experiências sobre temas relacionamos ao café, desde a  pré até a pós colheita. 

Fonte: Agrolink