21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Cigarrinha do milho pode causar perdas de até 70%

2022-08-03 16:02:33

Cigarrinha do milho pode causar perdas de até 70%

A cigarrinha (Dalbulus maidis) é um inseto bem conhecido nas lavouras de milho e sorgo, pois sua presença pode trazer consequências severas para a produção. A presença desta praga pode absorver a seiva das plantas e transmitir vírus e molicutes, causando enfezamento do milho. 

Com uma presença significativa em lavouras de várias regiões do país, a doença pode causar perdas de até 70% ou mais na produção nos campos de milho. As doenças causadas mais comuns podem ser o enfezamento pálido (espiroplasma) e o enfezamento vermelho (fitoplasma). 

No estado do Paraná, por exemplo, a doença transmitida pela cigarrinha está sendo responsável por 60% da perda da produção de milho da safra de 2022 pelo enfezamento da lavoura, segundo o IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) do Paraná.

A cigarrinha é caracterizada pelo tamanho reduzido com cerca de 0,4 cm, coloração branca e com manchas pretas na parte dorsal da cabeça. O inseto provoca ataques nas plantas de milho, injetando toxinas e transmissão de fitopatógenos que causam o enfezamento. 

Os sintomas mais comuns são folhas com listras esbranquiçadas, amareladas ou avermelhadas. Para o controle da praga, é utilizado táticas de manejo do inseto vetor, por meio do controle químico foliar e biológico, rotação de culturas, tratamento de sementes ou o uso de híbridos de milho resistentes à cigarrinha e novos híbridos mais resistentes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete