19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Comunidades indígenas de Amambai recebem calcário para correção do solo

2022-07-28 15:50:17

Comunidades indígenas de Amambai recebem calcário para correção do solo

O Governo do Estado e a Prefeitura de Amambai por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (SEAGRI) realizaram na manhã desta terça-feira (26) a entrega de calcário para as comunidades indígenas amambaienses.

O ato simbólico foi realizado no barracão social da Aldeia Limão Verde e contou com a presença do prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, dos vereadores indígenas Tato Souza e Joanir Martins e dos capitães das aldeias Amambai e Limão Verde, João Gauto e Alimers Nelson, respectivamente.

Esta é a primeira vez que as comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul recebem calcário em grandes quantidades, mais uma ação que faz parte do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas (PROACIN) desenvolvido pelo Governo do Estado.

O prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, em sua fala, agradeceu ao Governo do Estado pelo trabalho realizado em prol das comunidades indígenas e disse ainda sobre satisfação de poder contribuir com crescimento e o desenvolvimento das aldeias amambaienses.

"Temos muito orgulho de poder trabalhar pelos nossos indígenas e por poder cuidar desse povo que é tão importante para nós. O indígena precisa de terra para produzir e mais que isso: precisa de calcário, de sementes e também de maquinário", disse o prefeito.

"Dr.
Dr. Bandeira anunciou a cedência de um trator 0 KM para a Aldeia Limão Verde para estar à disposição das demandas da população. / Foto: Secom

Dentro deste contexto, Dr. Bandeira anunciou a cedência de um trator 0 KM para a Aldeia Limão Verde para estar à disposição das demandas da população.

Alimers Nelson, capitão da Aldeia Limão Verde, agradeceu ao prefeito de Amambai pela dedicação com a qual cuida do povo indígena amambaiense estando sempre sensível aos pedidos e anseios dos povos tradicionais locais.

Da mesma forma, os vereadores Tato Souza e Joanir Martins demonstraram gratidão e respeito pelo trabalho desenvolvido pela Administração em parceria com o Governo do Estado, atendendo sempre as demandas da população indígena, que também tem sido prestigiada pelas ações governamentais.

Sobre os trabalhos realizados em prol da agricultura familiar no interior das aldeias amambaienses, o secretário municipal de Agropecuária, Sergio Ribeiro, falou do apoio irrestrito que recebe do Chefe do Executivo para a realização de ações dentro das reservas, ressaltando a preocupação que Dr. Bandeira sempre demonstra em relação ao cuidado com o povo indígena.

O coordenador regional da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), Antônio Carlos Peixoto explicou que o projeto de entrega de corretivos de solo está sendo realizado em todas as aldeias indígenas do Mato Grosso do Sul para incentivar a produção de alimentos dentro das reservas e assim, transformar a realidade desses locais.

Foram distribuídas 237 toneladas de calcário para a Aldeia Limão Verde, 1100 para a Amambai e 87 toneladas para a Jaguari com foco em oportunizar aumento na produção local por meio da correção do solo para o cultivo de milho, feijão e mandioca, entre outras culturas, visto que o povo Guarani Kaiowá é tradicionalmente da agricultura familiar individual e necessita de terras de qualidade para o plantio.

Veja fotos do ato de entrega:

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete