21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Tratamento de sementes de soja com eficiência de controle acima de 98%

2022-07-26 10:22:52

Tratamento de sementes de soja com eficiência de controle acima de 98%

O uso de sementes de qualidade é o primeiro passo para o bom estabelecimento de uma cultura e a garantia de alta produtividade. Hoje, o gasto com semente de soja constitui em torno de 14% do custo total da lavoura.

Quando se fala em qualidade de semente, são quatro pilares a se considerar: qualidade genética, física, fisiológica e sanitária.

Embora não haja exigência legal de qualidade sanitária do lote de sementes, esta tem grande importância. Patógenos, sobretudo fungos, além de bactérias e vírus, podem contaminar a semente, acarretando redução da germinação, emergência, população de plantas, ressemeadura e introdução de patógenos em áreas isentas.

Pensando nisso, o tratamento com fungicidas garante a proteção contra os fungos presentes nas sementes e no solo. Diversos fungos são relatados como patógenos de sementes de soja. Destaque para o complexo de Cercospora spp., Colletotrichum truncatum, Corynespora cassiicola, Fusarium spp., Macrophomina phaseolina, Phomopsis spp., Rhizoctonia solani, Sclerotinia sclerotiorum, entre outros, além de fungos de armazenamento Aspergillus e Penicillium. Entretanto, antes do tratamento de sementes (TS), é importante a detecção de qual fungo está presente e também do histórico de ocorrência na área de plantio. Deve-se também estar atento aos fungicidas registrados para TS em soja com eficiência comprovada. 

Atualmente, o tratamento de sementes industrial (TSI) é uma modalidade utilizada pelos produtores de sementes e que tem garantido o bom estabelecimento inicial da lavoura. Mas, dependendo do histórico de ocorrência de doenças iniciais, os produtores ainda fazem um adicional de TS na propriedade.    

Diversos grupos de fungicidas têm registro para os principais alvos no tratamento de sementes de soja. Entre eles estão Benzimidazol, Fluazinam, Metalaxyl, Fludioxonil, Triazol, Carboxim, Tiram e Dimetilditiocarbamato.

Pensando no complexo de fungos presentes nas sementes e também no solo, é importante a realização de ensaios visando a identificação de moléculas eficientes no controle desses patógenos.

Em trabalho realizado com o fungicida Certeza N no controle de C. kikuchii, C. truncatum, Fusarium spp., M. phaseolina, Phomopsis sp. e S. sclerotiorum, observou-se eficiência de controle acima de 98% em teste de sanidade (blotter test). Além disso, não se observou fitotoxidez do produto em teste de germinação em rolo de papel (TPG), bem como no comprimento de plântulas, indicando que os ingredientes Tiofanato-metílico e Fluazinam, contidos no produto, podem ser utilizados no tratamento de sementes de soja tendo esses fungos como alvo.

Rita de Cássia Santos Goussain
Fitopatologista
Assist Laboratórios Agronômicos
IFMT Campus São Vicente Centro de Referência de Campo Verde
Kerly Regina Silverio
Analista de sementes
Assist Laboratórios Agronômicos

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete