31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Frente fria se intensifica na Região Sul

2022-05-27 10:54:01

Frente fria se intensifica na Região Sul

Nesta sexta-feira (27/05) a frente fria que atua na Região Sul, poderá se intensificar devido ao aprofundamento de uma região de baixa pressão e ao forte suporte de ar quente e úmido que vem da região amazônica. Essa combinação pode promover algumas chuvas expressivas, com potencial para temporais em algumas localidades.

As instabilidades também se fazem presentes sobre a metade norte do território nacional, sobretudo ao norte da região norte e na costa do nordeste.

Quem garante essas chuvas na faixa equatorial do país, é a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e as instabilidades de leste na costa do nordeste. Que, inclusive, nos últimos dias, trouxe acumulados significativos para a região.

Por outro lado, numa ampla região do Brasil central, o tempo será seco, com elevação nas temperaturas e os índices de umidade relativa do ar pode atingir níveis de atenção nos horários mais críticos.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui. 

Região Norte

As instabilidades típicas da região e da época do ano, garantem o padrão das chuvas sobre a região norte. A tendência é de que as chuvas fiquem mais concentradas na metade norte, na forma de pancadas isoladas sobre o AC, AM, RR AP e norte do PA. Por outro lado, o tempo será mais seco no sul do PA, RO e TO, onde as temperaturas também serão mais elevadas do que as registradas no dia anterior.

Região Nordeste

O padrão das instabilidades persiste sobre a região nordeste. Algumas projeções indicam um enfraquecimento das chuvas na costa leste, mas ainda assim com potencial para volumes expressivos. Contudo, a faixa norte ainda recebe muita chuva, devido à atuação da ZCIT. Os volumes podem superar a marca dos 50 mm no decorrer do dia sobre o norte do RN, norte do CE e norte do MA. Porém, o tempo segue firme no interior nordestino, desde a metade sul do MA e PI até o oeste e sul da BA.

Região Centro-Oeste

O tempo segue firme em todas as áreas da região centro-oeste. Além disso, os termômetros seguem em elevação durante o período diurno. As temperaturas máximas podem se aproximar dos 35°C no oeste do MS e sul do MT. Nestas localidades os índices de umidade também podem atingir níveis de atenção, abaixo dos 20%, nos horários mais críticos.

Região Sudeste

O domínio de uma massa de ar seco garante o tempo firme em praticamente todas as áreas da região sudeste. Os termômetros também seguem em rápida elevação no período da tarde, especialmente no oeste de SP e norte de MG. Algumas instabilidades podem surgir sobre o ES e nordeste de MG, devido à influência dos ventos oceânicos. Essas chuvas podem ocorrer a qualquer momento do dia, de forma fraca e pontual.

Região Sul

A frente fria continua atuando sobre a região e com condições para promover chuvas expressivas. Algumas projeções indicam volumes acima dos 50 mm no decorrer do dia, especialmente sobre o oeste e centro do estado gaúcho. As instabilidades também avançam para o oeste de SC, de forma isolada e pontual, mas com potencial para chuvas localmente fortes. Contudo, na metade leste de SC e PR, o predomínio será de tempo seco e sensação de abafamento.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Umidade Mínima

Temperatura Mínima

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete