20/01/2022 13:01

Entenda os benefícios do tratamento de sementes de soja

O melhor desenvolvimento da sojicultura no Brasil pode provir de um maior cuidado com as etapas iniciais do ciclo produtivo

Is allowance instantly strangers applauded

Cada vez mais os sojicultores reconhecem que, para uma produção eficiente, cada detalhe do cultivo deve receber a devida atenção. De ponta a ponta, tem aumentado a exigência por boas práticas que assegurem maior produtividade, além da geração de produtos com maior qualidade. Nesse contexto, é fundamental que produtores se atentem às etapas iniciais, como tratamento das sementes, para que as demais tenham melhor rendimento.

De acordo com Francisco Eduardo de Albuquerque, sócio diretor da Laborsan Agro, empresa especializada em tratamento de sementes, é fundamental assegurar a excelência do cultivo de uma propriedade por meio de técnicas seguras, desenvolvidas especialmente para que as sementes estejam protegidas e tenham condições de crescer com mais vigor. “Técnicas e produtos adequados aumentam os rendimentos na lavoura. É possível produzir mais grãos sem aumentar a área plantada”, explica.

Conforme os dados divulgados pela Laborsan, o tratamento de sementes ocorre pela aplicação de defensivos químicos ou biológicos, como fungicidas e inseticidas, que protegem as sementes de condições adversas específicas. “O objetivo do tratamento é suprimir, controlar ou afastar fungos, insetos e pragas que atacam as lavouras, desde o solo até a formação das plantas”, diz Francisco. O tratamento de sementes, então, entra como medida preventiva, evitando que as sementes sejam danificadas por fungos, pragas ou quaisquer outros fitopatógenos.

Atualmente, o Brasil vive um bom momento para a sojicultura, apesar das dificuldades encontradas por causa do clima e da pandemia da COVID-19. De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deverá colher em 2021/22 um novo recorde de produção – 141,3 milhões de toneladas de soja – mantendo o país como o maior produtor e exportador da oleaginosa no mundo. Para o sócio diretor da Laborsan Agro, essa é a oportunidade que o país tem de se destacar ainda mais e provar que seus métodos produtivos atendem plenamente às exigências de produtividade e qualidade. “O tratamento de sementes pode ser o fator que ajudará a sojicultura a conseguir ainda mais êxito, oferecendo produtos que tenham sido bem cuidados em todas as etapas da produção”, finaliza Francisco.

 

Fonte: Agrolink